Base Comunitária da PM no Jardim Ranieri inaugura biblioteca

Medida beneficiará 51 mil habitantes da região do Jardim Ângela

sex, 22/08/2008 - 14h09 | Do Portal do Governo

Policiais militares inauguram, no próximo dia 29 de agosto, a Biblioteca da Base Comunitária do Jardim Ranieri, na região do Jardim Ângela – bairro carente da zona sul da Capital. Localizada na Estrada M’Boi Mirim, 5.780, a biblioteca – criada com o empenho de 25 policiais da 4ª Cia. do 37º Batalhão da Polícia Militar, e que beneficiará os 51 mil habitantes da região – conta com cerca de cinco mil livros catalogados e seis computadores.

A cerimônia de inauguração da biblioteca será iniciada às 9 horas, com o Hino Nacional e Hino da Polícia Militar. Na seqüência, o padre Jaime celebrará uma missa em ação de graças. Haverá, ainda, entre outras atrações, a apresentação do Coral da Cidade Ipava (bairro da região), composto por vinte crianças carentes, que são ensaiadas por uma voluntária da área. Toda a comunidade está convidada a participar.

Investindo no social

De acordo com o sargento Milton Vieira da Silva, que coordena o projeto, os policiais decidiram montar uma biblioteca quando constataram que a população local não tinha acesso a livros, sendo obrigada a se deslocar para a biblioteca mais próxima, distante 12 quilômetros do bairro. A própria comunidade pedia para que alguma coisa fosse feita, e encontraram na Base Comunitária da PM parceiros interessados no projeto. “Tínhamos um terreno ocioso na base e a comunidade necessitava de uma biblioteca”, disse Vieira.

Por meio de doações de sebos, escolas da região, bibliotecas pequenas, ONGs como o “Instituto Sou da Paz” e “Reviver”, no Capão Redondo, do Museu da PM, da Jica (Japan International Cooperation Agency), e da comunidade, a biblioteca conta hoje com mais de dez mil livros, sendo cinco mil já catalogados e prontos para uso. Além disso, seis computadores foram doados pelo Centro Empresarial de Santo Amaro. A biblioteca será dividida em dois andares: no térreo, os livros e computadores, e no piso superior, um espaço para leitura. O funcionamento será das 8 às 20 horas, todos os dias; inclusive nos finais de semana. E, para o atendimento à população, a biblioteca contará com policiais e voluntários.

Vieira ainda informou que toda a população poderá usufruir da biblioteca. Entretanto, o foco são as crianças e os adolescentes. “Nosso alvo são as crianças, pois elas convivem, de perto, com uma realidade violenta. O objetivo é que elas voltem da escola e possam ir à biblioteca para fazer trabalhos e pesquisas, além de ter acesso aos computadores e internet”, declarou o sargento. Ele também ressaltou que todas as crianças e os adolescentes precisam estar matriculados na escola para poderem utilizar a biblioteca. “Todos terão uma carteirinha e seus dados serão cadastrados”, justificou.

A Base Comunitária do Jardim Ranieri sempre desenvolveu projetos sociais e já ganhou prêmios por isso. Uma das grandes idéias foi o projeto ‘Canteiros’, realizado em 2006. Os policiais colocaram canteiros na estrada do M’Boi Mirim para evitar acidentes de trânsito, que aconteciam com freqüência. Além disso, em agosto de 2006, dez policiais foram para Tóquio, no Japão, conhecer uma Base Comunitária, visando trocar experiências, adquirir conhecimentos e projetos bem sucedidos para aplicá-los na comunidade, garantido mais atenção da polícia para os aspectos sociais.

Cristiane Quequeto

Da Secretaria da Segurança Pública

C.M.