Base avançada na Amazônia

O Instituto Butantan está instalando uma base avançada em plena região amazônica

qua, 18/04/2007 - 15h59 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan está instalando uma base avançada em plena região amazônica. O terreno onde será instalado o projeto tem 640 mil metros quadrados e fica localizado em Belterra, a cerca de 40 quilômetros de Santarém, no Pará.  

Com investimento estimado de R$ 9 milhões, a base do Butantan terá como objetivo pesquisar a biodiversidade local, realizar estudos de bioprospecção, formar recursos humanos na região e desenvolver atividades culturais, com amplo envolvimento da comunidade local. A iniciativa também irá contribuir para a pesquisa de novas vacinas e soros no país.  

Para a implantação do projeto o governo do Estado do Pará está cedendo terreno ao Instituto Butantan, que oferecerá, em contrapartida, sua infra-estrutura de laboratórios de pesquisa em São Paulo, cursos de pós-graduação em biotecnologia e biodiversidade aos estudantes paraenses e remuneração aos pesquisadores envolvidos.  

Para São Paulo a base em plena Amazônia trará vantagens como a captação de animais da região de maior biodiversidade do mundo, especialmente para estudo e produção de soros e vacinas. A base terá local para alojamento dos profissionais do Butantan, biotério (para coleta e manutenção dos animais) e laboratório de pesquisa.  

O Pará tem objetivo de capacitar seus técnicos e profissionais médicos, que serão treinados por técnicos do Butantan e do Hospital Vital Brasil, ambos referências nacionais para tratamento de pacientes vítimas de animais peçonhentos. A região do Pará é a que tem mais acidentes com animais peçonhentos do Brasil e os quatro principais grupos de cobras peçonhentas: surucucu, coral verdadeira, jararaca e cascavel .

Fonte: Instituto Butantan