Barueri ganha estação da CPTM modernizada e acessível

Projeto da Jardim Silveira, da Linha 8-Diamante, dobrou de tamanho, recebeu bicicletário e novos sistemas de monitoramento

qui, 22/03/2018 - 12h31 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou à população, nesta quinta-feira (22), a estação Jardim Silveira, da CPTM, modernizada. O investimento no projeto, que atende a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes–Itapevi), foi de R$ 52,1 milhões. Após as intervenções, a estação, localizada em Barueri, dobrou de tamanho e passou de 1.750 m² para 3.500 m².

“É uma alegria entregarmos hoje uma estação que dobrou de tamanho e foi modernizada. Ela está praticamente nova. A modernização foi feita para oferecer melhor qualidade e mais conforto à população”, destaca Alckmin.

A estação Jardim Silveira recebeu todos os itens de acessibilidade, com a implantação de quatro elevadores e de uma escada rolante, a fim de proporcionar mais facilidade no deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Itens como piso e rotas táteis, comunicação em Braille e sanitário para pessoas com deficiência foram incluídos no projeto. Os sanitários comuns foram reformados, bem como as bilheterias, que receberam blindagem.

Estrutura

Revestido com piso de alto tráfego, o mezanino foi ampliado e agora conta com 1.135 m². As plataformas e passarela também receberam cobertura metálica. Na entrada do local, foram implantadas nove catracas.

“São quatro elevadores, uma escada rolante, passarela, novas bilheterias e acessibilidade. Esses itens representam mais conforto e qualidade no transporte da CPTM para os moradores de Barueri”, ressalta o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

As obras permitiram a readequação do layout das salas técnicas e operacionais. Também foram instalados um novo sistema de monitoramento por câmeras internas de segurança, equipamentos e sistema de combate a incêndio, luminárias, gerador de energia, além da modernização das instalações elétricas.

O projeto apresenta sistema de captação de água de chuva, que, após tratamento, é utilizada na limpeza e banheiros locais. A comunicação visual moderna facilita o deslocamento dos usuários no edifício, que também terá lixeiras para descarte de lixo comum e reciclável.

Além das melhorias nas instalações da CPTM, foram realizadas obras de paisagismo e urbanismo no entorno da estação e passarela externa para pedestres. Outra novidade é um bicicletário com capacidade para 279 vagas gratuitas ao público. Em abril, a Linha 8-Diamante ganhará outra estação modernizada, a Jardim Belval, também em Barueri.