Barro Branco entrega espadins a 86 cadetes

Turma que reúne homens e mulheres foi aprovada em vestibular e termina o curso em 2013

sáb, 22/05/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman participou, ao lado do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e do coronel Álvaro Batista Camilo, comandante geral da Polícia Militar, da solenidade da entrega de espadins aos 86 alunos do Curso de Formação de Oficiais 2010 (CFO), que ocorreu às 10h deste sábado (22), no pátio Capitão Alberto Mendes Jr., na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). 

O governador foi o paraninfo da turma, denominada “2º Tenente PM Carlos Henrique Santos Pontual”, em homenagem ao jovem militar assassinado durante uma ocorrência policial, em novembro de 2009. “Mostra que a polícia militar tem suas responsabilidades, seus riscos. É muito importante que a gente esteja aqui e transmita para a população a importância da PM”, disse Goldman. “Temos que mostrar o orgulho que temos desta instituição que cuida da cidade, do Estado, dos cidadãos, da justiça. É o reconhecimento do papel que a PM tem no Estado.” 

Os 86 alunos – 58 homens e 28 mulheres – foram aprovados em vestibular da Fuvest e passaram por uma série de testes médicos, físicos e psicológicos, além de investigação social, antes de serem aceitos no quadro da Academia do Barro Branco. O curso, que tem duração de quatro anos, foi iniciado em 08 de fevereiro de 2010, com término previsto para dezembro de 2013.

A solenidade de entrega do espadim é realizada todos os anos e marca o início do curso para uma nova turma de alunos-oficiais. O espadim é uma espada em miniatura, que possui o desenho do laço húngaro, a sigla Força Pública do Estado de São Paulo, e o nome do Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar gravados em sua lâmina. Durante os quatro anos de curso, o aluno deve levar o adorno do lado esquerdo de sua cintura. 

O aluno-oficial, ao longo dos quatro anos do Curso de Formação, tem aulas de Direito, Sociologia, Filosofia, Ciência Política, Criminologia, Medicina Legal, Administração, Toxicologia, Policiamento, Defesa Pessoal, e Tiro Defensivo e Ética, entre outras disciplinas. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, ressaltou que o diferencial da formação é o conjunto de conhecimentos acumulados. “Esta é uma academia tradicional, que formou grandes homens que ajudaram muito a sociedade paulista. E é isso que esperamos desta nova turma”, argumenta. 

Ao término dos quatro anos de curso, o aluno-oficial torna-se aspirante a oficial e troca o espadim por uma espada. Como aspirante a oficial, ele fará um estágio probatório de um ano. E, ao concluir o estágio probatório, é consagrado 2º tenente, e permanecerá nessa graduação exercendo funções administrativas e de administrador do policiamento operacional pelo período mínimo de três anos, conquistando, em seguida, a graduação de 1º tenente. A instituição

Criada em 1910, a Companhia Escola da Força Pública passou a se chamar Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1978. 
Seu principal objetivo é formar pessoas aptas a exercerem cargos e funções inerentes aos postos de oficiais da Polícia Militar, bem como do magistério, da instrução profissional, da chefia e do comando da Corporação. Visa, ainda, o desenvolvimento, a promoção e a difusão da cultura, da ciência, do desporto, e do conhecimento policial por meio do ensino e da pesquisa; bem como a prestação de serviços à comunidade por meio de programas de extensão.

Homenagem A denominação da nova turma é uma homenagem ao 2º tenente PM Carlos Henrique Santos Pontual, morto em 10 de novembro de 2009, aos 22 anos, durante uma abordagem a três suspeitos, na Rodovia Presidente Dutra, em Santa Isabel, na Grande São Paulo.

Da Secretaria da Segurança Pública