Barretos integra rede de parques tecnológicos estaduais

Empreendimento promoverá avanço tecnológico sustentável e fortalecerá atividade econômica

seg, 28/12/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou no dia 16 deste mês, o credenciamento provisório do Parque Agrotecnológico de Barretos (AgroTechPark) no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec). O complexo será implantado em uma área de 1 milhão de m², localizada na Estrada Municipal Pedro Vicentini, próximo ao aeroporto estadual Chafei Amsei. O local abrigará instituições de ensino e pesquisas, laboratórios, empresas incubadas, entidades públicas, infraestrutura hoteleira, centro de convenções, feiras e negócios.

Voltado às áreas de pesquisa e desenvolvimento no setor agropecuário, o empreendimento tem como objetivo promover o avanço tecnológico sustentável e fortalecer a atividade econômica da região – considerada o maior polo de produção agropecuária do Estado. “Com o credenciamento provisório, o Parque Agrotecnológico já começa a se estruturar para receber empresas interessadas em investir em Barretos, o que irá estimular a inovação no agronegócio, o crescimento econômico regional e a geração de emprego e renda para a população”, explicou o secretário de Desenvolvimento.

Dentre as atividades do parque destacam-se aprimoramento da carne e de produtos à base de leite; programas de qualidade de alimentos; melhoramento genético bovino, técnicas de inseminação artificial e transferência de embriões; pastos e suas tecnologias; integração entre agricultura e pecuária; técnicas de manejo, rastreabilidade e implantação de chips; controle de resíduos de medicamentos.

O projeto é uma ação conjunta do Governo do Estado com a prefeitura de Barretos, o Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) e o Instituto Barretos de Tecnologia (IBT). Com a entrada do município no SPTec, já chegam a 11 as iniciativas com credenciamento provisório: Barretos, Botucatu, Campinas (Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp), Piracicaba, Santos, São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e EcoTecnológico), São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (Jaguaré) e Sorocaba.

Incentivos

As empresas que se instalarem em parques tecnológicos do SPTec poderão participar do programa estadual de incentivos fiscais, chamado “Pró-Parques”. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de projetos de investimento dentro do parque tecnológico e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens destinados ao ativo imobilizado.

Da Secretaria de Desenvolvimento