Barretos apresenta exposição gratuita sobre HQs na próxima semana

A partir de quinta, 29, mostra conta a história e a evolução dos quadrinhos no Brasil e exterior

sáb, 24/09/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realiza neste mês em Barretos uma exposição sobre a trajetória dos quadrinhos nacionais e internacionais. Com início na quinta-feira, 29, setembro, a partir das 10h, na Biblioteca do Senac, a mostra “A História das Histórias em Quadrinhos” apresenta alguns personagens e séries antigas que marcaram crianças e jovens e continuam atraindo colecionadores e fãs.

Na exposição, o curador Álvaro Moyá relaciona a produção artística das principais HQs ao contexto histórico que originou suas criações e caracteriza os detalhes de traços e os argumentos usados pelos desenhistas na concepção de seu trabalho. Também aponta a expansão comercial que os quadrinhos obtiveram ao longo do tempo e fez com que, de tiras de jornais, se transformassem em revistas próprias e em muitas outras mercadorias.

“A História das Histórias em Quadrinhos” pode ser vista gratuitamente até o dia 29 de outubro. A Biblioteca do Senac está localizada à rua 21, nº 87, Centro. A mostra faz parte das ações itinerantes do SISEM-SP que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos.

Serviço

Exposição “A História das Histórias em Quadrinhos”
Período: de 29/9 a 29/10/2011
Local: Biblioteca do Senac (rua 21, nº 87, Centro – Barretos/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h
Informações: (17) 3312-3050 ou www.sp.senac/barretos
Entrada: gratuita

Da Secretaria da Cultura