Barra Bonita mantém viva tradições do rio Tietê

Passeios em embarcações pelo rio permitem admirar diversas espécies de peixes, lindas paisagens e ainda conhecer o incrível processo de eclusagem do Tietê

qui, 12/09/2013 - 6h07 | Do Portal do Governo

Situada a 278 km da capital via Botucatu, a Estância Turística de Barra Bonita, às margens do rio Tietê, é conhecida por suas atividades marítimas, em um cenário natural exuberante, com muito verde, qualidade de vida e atrativos históricos. Fundado em 1883, o município tem uma população de aproximadamente 35 mil moradores.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Barra Bonita é cercada pelas cidades de Jaú, ao norte, Igaraçu do Tietê e São Manoel, ao sul, Mineiros do Tietê, ao leste e Macatuba a Oeste e tem seu nome reconhecido por todo o país, principalmente por sua Usina de Açúcar e Álcool, suas indústrias exportadoras (óleos essenciais e produtos eletrônicos), além de seu turismo bastante difundido.

As atrações turísticas são diversificadas, mas quem visita a cidade não pode deixar de conhecer o Memorial do Tietê. Mantido com o Apoio do Departamento Hidroviário, da Marinha do Brasil, e da Prefeitura Municipal de Barra Bonita, o Memorial conta com um rico acervo compostos por painéis, maquetes, equipamentos náuticos, livros, videoteca e fotos para pesquisas, recebendo cerca de trinta mil estudantes por ano.

Outra atração é a Ponte Campos Salles, ou Ponte dos Arcos, que liga Barra Bonita à Igaracu do Tietê. Ela é o cartão de visitas e o maior patrimônio da cidade. Sua estrutura inteiramente metálica foi importada da Alemanha durante o governo do presidente Campos Salles e inaugurada em 1915.

No entanto, a atividade mais procurada pelos turistas, é o passeio nas embarcações que navegam pelo Tietê. No rio de águas claras, diferente daquele Tietê que passa pela Grande São Paulo, os turistas poderão encontrar diversas espécies de peixes, lindas paisagens e ainda fazer a eclusagem, uma monumental obra de engenharia hidráulica, ao lado da Usina Hidroelétrica de Barra Bonita. A Eclusa de Barra Bonita foi a primeira do gênero a entrar em funcionamento na América do Sul e possui 42 metros de comprimento, 12 metros de largura e vence um desnível de 26 metros em 12 minutos, possibilitando o tráfego de embarcações de nível a nível. Os passeios acontecem durante todo o ano, atraindo cerca de 15 mil turistas por mês.

O visitante ainda pode reservar tempo para conhecer a Praça do Artesanato, que funciona na avenida Pedro Ometto, s/n (em frente ao porto), de terça a domingo, inclusive aos feriados e o Museu Histórico Municipal Luiz Saffi. O espaço possui oito salas e expõe peças, fotos, objetos pessoais e industriais, além de documentos relacionados à história e evolução de Barra Bonita. O Museu tem entrada gratuita e permanece aberto durante a semana das 9h às 11h e das 13h às 17h e aos finais de semana e feriados das 9h às 17h.

Do Portal do Governo do Estado