Barbartuques leva aula de música a distância para estudantes da rede estadual

Representante do grupo ensinou técnicas de música corporal para os alunos e professores do Estado de São Paulo

qua, 06/05/2020 - 10h33 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

Ao iniciar mais uma semana de estudos a distância nesta segunda-feira (4), Giba Alves, do grupo musical Barbatuques, conversou com o secretário da Educação, Rossieli Sorares, e ministrou uma aula sobre técnicas musicais corporais para alunos e professores da rede estadual pelo Centro de Mídias de São Paulo.

O grupo tem a proposta de fazer música a partir dos sons do corpo humano. A técnica, atualmente, é reproduzida por diversos professores em sala de aula, e faz bastante sucesso, além de ser econômica. “Todo mundo é meio barbatuque”, destacou o secretário ao exemplificar que, quando se ouve uma música, há o costume de ficar dando batidas com as mãos.

“As crianças têm uma identificação com o Barbatuques que é quase imediata, pelo processo da imitação. Quando elas nos veem no palco, já imediatamente saem imitando e procuram os sons”, disse o integrante do grupo.

Os interlocutores conversaram sobre o papel da linguagem musical na educação e como ela pode ser inserida nas matérias tradicionais, em português através do estudo das letras, em matemática pela contagem do tempo, em história e geografia por meio da pesquisa do seu contexto no mundo e em ciências pelo estudo do som, por exemplo.

Técnicas

Depois do bate-papo, Giba Alves ministrou uma aula em que ensinou estudantes e professores a fazer músicas com o corpo. Confira algumas técnicas:

– Palmas: Quanto mais se esticar a mão na hora de bater palmas, mas agudo o som produzido será. Assim, mãos em forma de concha produzem sons graves e mãos bem esticadas sons altos.

– Estalo: O truque para estalar os dedos é não deixar todos os dedos abertos. Mantenha o mindinho e o anelar fechados formando assim uma caixa acústica.

– Boca: A partir da repetição de fonemas, é possível reproduzir o som de instrumentos músicas e gêneros musicais.

O grupo paulistano foi fundado em 1995 e desenvolveu uma abordagem única da música corporal por meio de suas composições, técnicas, exploração de timbres e procedimentos criativos. As atividades propostas pelo grupo desenvolvem a criatividade, a coordenação psicomotora e a percepção de si mesmo e do outro.