Bandeirantes exibe mostra sobre palácios do governo

Exposição também tem obras de arte como pinturas, louçaria e peças de arte sacra

seg, 17/01/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Além de mobiliário, peças de arte sacra – como o São José de Botas de Aleijadinho – e louçarias da exposição Panorama das Coleções, os visitantes ainda podem conhecer a história de São Paulo registrada em traços e cores de um grande número de artistas durante as férias de verão. Há obras de Djanira, Tarsila do Amaral, Mário Zanini, Alfredo Volpi, Tomie Ohtake, Di Cavalcanti, além de mobiliário, peças de arte sacra e louçaria que compõem a coleção.

Além disso, também estão expostos documentos, fotos, recortes de jornais e quadros contando a história dos palácios do governo de São Paulo desde o Palácio do Páteo do Colégio até a atual sede, o Palácio dos Bandeirantes, passando pelo Campos Elíseos.

Inaugurado oficialmente em 1970, o Palácio dos Bandeirantes está plantado numa área de 125 mil metros quadrados. A área ajardinada corresponde a 70% do terreno contendo mais de duas mil árvores como o pau-brasil – a árvore símbolo do Brasil – e o ipê amarelo, a flor símbolo do país. Há também espécies exóticas, como o bosque das cerejeiras originárias do Japão e um exemplar do cedro-do-líbano.

Além da diversidade de plantas, já foram identificadas 46 espécies de aves que fazem dos jardins seu habitat. Entre elas, pica-paus, amarelo e negro, quero-quero, joão-de-barro, tico-tico, alma-de-gato e o sabiá-laranjeira, a ave símbolo do Brasil.

Serviço 
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi – SP
Informações: (11) 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br  
Aberto ao público das 10h às 17h, de terça a domingo (de hora em hora)
Entrada franca

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo