Bandeira brasileira é tema de exposição no Metrô Paraíso

Mostra fica em cartaz até o dia 30 em São Paulo

qua, 19/11/2008 - 8h55 | Do Portal do Governo

O Dia da Bandeira é motivo de inspiração para a exposição “Bandeira Brasileira”, que entra em cartaz nesta quarta-feira, 19, na Estação Paraíso do Metrô. Com curadoria da artista plástica Sílvia Sraiha e do designer Joaquim Redig, a mostra faz uma análise da bandeira brasileira do ponto de vista histórico, da reinterpretação popular e do design. Ao mesmo tempo, esclarece equívocos sobre a época da sua criação. Por exemplo, muitos de seus elementos são anteriores não só à pública mas também ao Império.

Uma das informações transmitidas dá conta de que os símbolos, além de anteriores aos dois períodos, contrariam a idéia de manifestação positivista. A constelação Cruzeiro do Sul, na verdade, representa a Cruz da Ordem de Cristo, primeira bandeira hasteada em solo brasileiro. Já a esfera preenchida hoje pelo azul do céu tem origem na esfera armilar (círculo), figura presente na Bandeira de Dom Manuel I, responsável pela viagem de Cabral ao Brasil. A retrospectiva histórica é composta por imagens alusivas aos momentos políticos da colonização até a República e as bandeiras idealizadas durante esse período. A segunda parte da exposição tem foco no uso popular da bandeira em obras de arte, produtos e assuntos como esporte, política, charges, protesto e outros.

Coube ao designer Joaquim Redig o estudo das qualidades gráficas da bandeira. O autor utilizou a metodologia do design para desenvolver uma observação sistemática sobre a forma dos componentes da bandeira, suas posições e tamanhos relativos. Aí se incluem o retângulo, losango, círculo, além das formas geométricas simples, noutro plano, as estrelas e faixa curva, mais complexas.

O visitante poderá conhecer um pouco da riqueza histórica do Brasil, por meio de diversos painéis, e se encantar com a instalação que revela o lado curioso e simbólico que há por trás da idealização da flâmula verde e amarela.

 Serviço

Data: até o dia 30

Local: Estação Paraíso

Horário: das 4h40 às 24 horas

Telefone: 0800-7707722

Da Agência Imprensa Oficial