Bandas Oito Ponto Zero e Salário Mínimo são as atrações do Rock nos Trilhos

Nesta terça-feira, a CPTM dá continuidade ao IV Rock nos Trilhos, evento criado para celebrar o Dia Mundial do Rock

ter, 17/07/2007 - 8h04 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 17, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) dá continuidade ao IV Rock nos Trilhos, evento criado para celebrar o Dia Mundial do Rock (13/07). Esta edição reúne 10 bandas alternativas, exposição e performances de grafiteiros, no Espaço Cultural da Estação Brás, até sexta-feira (20/07). São dois shows por dia, sempre das 17h30 às 19h30. Confira a programação:

Terça (17): as atrações são as bandas Oito Ponto Zero, de Poá, e Salário Mínimo, de São Paulo. Pioneiro do Hard Rock nacional, o Salário Mínimo é peça importante na história do rock pesado brasileiro. Formado em 1979, ganhou espaço em 1984, com a participação na famosa coletânea “SP Metal”. Com nova formação, o grupo volta à cena, comandado pelo vocalista China Lee, que interpretará canções do CD Beijo Fatal. Lançado em 1987, o trabalho vendeu quase 100 mil cópias.

Quarta (18): é dia das bandas paulistanas Reviravolta e FHA – A Fúria do Hipopótamo Ameixa. A primeira mistura Punk Rock, Rock Clássico, Ska, Reggae e Hardcore Metal, enquanto o grupo FHA traz seu hard rock metal, apresentando músicas do CD Pulgueiro in California. Formada em 1997, por jovens de Guaianazes, zona Leste, a banda já fez vários shows em casas da capital e uma mini-turnê por cidades do interior, Paraná e Santa Catarina. Agora, os rapazes dedicam-se ao lançamento do novo CD, que já foi mixado e masterizado.

Quinta-feira (19): e a vez do grupo Pulôver, de São José do Rio Preto, que traz seu rock grunge, inspirado nas bandas de Seattle. Depois, a banda Sudaca, de Osasco, dá os acordes misturando hip hop, rock, funk e reggae. O Sudaca ficou conhecido na cena underground com a música Na Contramão da História”, de 2004. No repertório desta noite Onde Estou, Protegido, Te Olhar, Session, Não se desespere, Greve, Brasileiro e o remix de Correria.

Sexta-feita (20):  no último dia de festa, o Coffe Rock mostra sua mistura de Blues e Rock‘n’Roll com outros estilos. Encerrando a noite, a banda The Door Ments, que nasceu na ferrovia, agita a galera com seu rock inspirado no lendário The Doors.

Grafite

Enquanto rolam os shows, grafiteiros entram em ação, customizando 20 shapes (tábuas de skate) e cinco painéis de lona, que medem 5m x 5m. A convite do artista Dingos, a cada dia um grafiteiro o acompanhará em suas intervenções nas tábuas de skate, e um outro trabalhará no painel de lona, totalizando 4 shapes e uma lona produzidos por dia. Os convidados são: Alto Contraste e Daniel (terça), Guetus e Fernando RV (quarta), Jons (quinta) e Bonga (sexta).

Outra novidade é a exposição “O novo já nasce velho”, com 20 shapes já grafitados. Com curadoria do Dingos, a mostra reúne trabalhos dos paulistas Bozer, Dninja, Does, Farpa, Feik, Graphis, Gênio, Ícone, Joks, Nick, Nossa, Shock, Skimoh, Preto, Tota. Do Rio de Janeiro participam Bobi, Black, Bunys, kajaman e da Bahia, Izolag.

1º UITP

Em 2004, a CPTM criou o projeto para homenagear o 50º aniversário do Rock’n’Roll. Desde então, o evento já lançou 55 bandas e reuniu mais de 11 mil pessoas no Espaço Cultural Brás. No ano passado, a iniciativa concorreu ao 1º UITP – Youth Project Award, prêmio concedido pela Associação Internacional de Transporte Público às melhores ações para o público jovem criadas por operadoras de transporte de todo o mundo. Na primeira etapa, foram classificados três projetos da África, Ásia, Europa, Oriente Médio e América Latina, totalizando 15 semifinalistas. Representando nosso continente, o Rock nos Trilhos foi escolhido junto com outras duas iniciativas do Metrô. A divulgação do resultado aconteceu no congresso mundial da UITP, realizado em maio, em Helsinque (Finlândia), com a premiação de três representantes da Ásia.

IV Rock nos Trilhos

Espaço Cultural CPTM

Praça Agente Cícero, s/nº – Estação Brás

De 16 a 20/07, das 17h30 às 19h30

Grátis para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(R.A.)