Banda Sinfônica homenageia imigração

Evento acontece dia 11 de junho no Teatro Cultura Artística, em SP

seg, 12/05/2008 - 12h48 | Do Portal do Governo

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo recebe em 11 de junho, às 21 horas, no Teatro Cultura Artística o percussionista japonês Makoto Nakura, jovem virtuoso que tem conquistado audiências em todo o mundo com inspiradíssimos solos de marimba.

Makoto será o solista na estréia mundial de  A Canção de uma Grande Árvore – Um Concerto para Marimba e Banda Sinfônica, obra escrita pelo compositor japonês Toshio Mashima especialmente para a Banda. 

O concerto – que tem ainda no repertório a Suíte para Banda, do húngaro Frigyes Hidas e a Sinfonia no 2 do norte-americano David Maslanka-  será regido pelo maestro húngaro Laszlo Marosi.

Sinfônica

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é formada por instrumentos de sopro, percussão, contrabaixos e piano, composta por 82 instrumentistas. Completa 20 anos em 2009, com diversos CDs e um DVD gravados.

O grupo apresenta também espetáculos ousados e inovadores, que já se tornaram marca em sua programação. É uma das orquestras que mais faz viagens ao interior do estado realizando também concertos para o grande público, visando principalmente a formação de novas platéias.

As principais atrações de sua programação estão presentes nos espetáculos da que, desde 2007, acontecem no Teatro Cultura Artística.

Makoto Nakura

Makoto foi o primeiro marimbista a conquistar o prestigiado “Young Concert Artists International Auditions” em Nova Iorque. Desde então, passou a ser convidado para concertos em todo o mundo, estimulando diversos compositores a escreverem obras especialmente para ele, dentre elas as gravadas em seus três CDs.

Nascido em Kobe, Japão, estudou na Faculdade de Música Musashino em Tóquio e na Royal Academy of Music de Londres. Recentemente recebeu da Agência para Assuntos Culturais do Japão o “National Arts Festival Award”. 

Laszlo Marosi                                            

Laszlo Marosi  nasceu em 1960 em Sarvar, Hungria. Iniciou seus estudos musicais com  cinco anos de idade, no Colégio de Música do Exército Húngaro.

Na Liszt Academia de Música formou-se em Regência de Banda, além de atuar como pianista e trombonista.

Marosi é pós-graduado pela Universidade Estadual de Tallahasse, na Flórida, onde concluiu seu mestrado em Regência instrumental e seu doutorado em Educação Musical, em 2002 .Foi regente da Central Wind Orchestra do Exército Húngaro de 1982 a1995 e assistente artístico do regente titular até 97.

Durante esses anos gravou vários CDs e LPs, interpretando obras de Franz Liszt e de compositores húngaros contemporâneos, como Frigyes Hidas, Kamillo Lendvay, Gyorgy Ranki e Laszlo Dubrovay.

Durante sua gestão como regente na Central Wind Orchestra, participou de vários concertos no rádio, na televisão e em diversos países europeus.

Em 94, publicou sua pesquisa sobre ” A História da música militar na Hungria ” no período de 1741 a1945 .Desde 85, dirigiu os estudos seletivos dos regentes de banda no Colégio de Treinamento de Professores ” Liszt ” em Budapeste. Em94 fundou a Banda da Academia de Liszt e a Banda Sinfônica de Budapeste, produzindo vários CDs para diversas companhias européias.

Foi regente de várias performances no Teatro de Opereta de Budapeste, entre 1994/97. É conhecido também pelas suas palestras sobre regência e muito requisitado para reger orquestras.

Marosi já atuou  inúmeras vezes  como regente convidado na Alemanha, Áustria, Suíça, Holanda, Bélgica, Espanha, França, Itália, Israel, Inglaterra e várias universidades nos EUA, Brasil e Argentina.

Atualmente é considerado a maior autoridade em música contemporânea  húngara para sopros.

Serviço

Banda Sinfônica e Makoto Nakura

11 de junho, 21h, Teatro Cultura Artística

R. Nestor Pestana, 196

Ingressos: de R$

10,00 a

R$ 30,00

Bilheteria: 3258-3344

Da Secretaria de Relações Institucionais