Bancos incentivam doação de leite materno

Leite humano é fundamental para a saúde de bebês prematuros, mas estoques estão baixos devido às férias

ter, 22/01/2013 - 10h26 | Do Portal do Governo

Com estoques baixos devido às férias, os Bancos de Leite Humano no Estado de São Paulo precisam de doações. A queda chega a 50% nesta época, segundo a Secretaria da Saúde, e compromete o tratamento de bebês prematuros. O leite materno é importante para todos os bebês, em especial aos internados que não podem ser amamentados pela mãe.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Qualquer mulher em período de amamentação, com boas condições de saúde, sem diagnóstico de doenças infectocontagiosas e que amamente seu filho exclusivamente pode ser uma doadora. Ao doar o excedente da produção, ela poderá salvar vidas. A doação de leite humano é incentivada e apoiada pelo Ministério da Saúde.

ASSISTA AO VÍDEO
Doar Leite é doar amor  

Segundo a neonatologista Andrea Spínola Fernandes, coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, na capital, quanto mais a mulher doa, mais leite produzirá. “Não há risco de faltar para o seu filho”, enfatiza. A retirada do excedente evita problemas como leite empedrado e infecções da mama. No site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é possível localizar a unidade mais próxima da sua casa.

SERVIÇO
Banco de Leite do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros
Av. Celso Garcia, 2.477, Belenzinho, São Paulo
(11) 2292-4188 – ramal 256

Banco de Leite do HC da USP de Ribeirão Preto
Av. Santa Luzia, 387, Jardim Sumaré
(16) 3610-8686 / 2649

Do Portal do Governo do Estado