Bancos: Fundação Procon-SP divulga balanço anual de juros bancários

nd

qua, 20/12/2000 - 11h19 | Do Portal do Governo

De acordo com a análise comparativa das taxas de juros bancários, a Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, detectou que, durante o ano 2000, a taxa média anual foi de 8,99% no cheque especial e de 4,49% no empréstimo pessoal, inferiores às verificadas em 1999 (10,56% e 5,71%, respectivamente), significando decréscimo de 1,57 pontos percentuais, no caso do cheque especial, e de 1,22 pontos percentuais, no do empréstimo pessoal.

A pesquisa revelou que a maior taxa média anual para o cheque especial foi de 10,29% (Santander) e a menor foi de 8,02% (Caixa Econômica Federal), uma diferença de 2,27 pontos percentuais, representando variação de 28,30% entre a maior e a menor.

Ainda para a modalidade cheque especial, verifica-se que a taxa média mensal foi de 9,66% em janeiro e de 8,56% em dezembro, representando uma variação de -11,39%.

Já para o empréstimo pessoal constatou-se que a maior taxa média anual foi de 4,95% (Itaú) e a menor foi de 3,51% (Banespa), implicando numa diferença de 1,44 pontos percentuais, representando variação de 41% entre elas.

O ano iniciou com uma taxa média mensal (14 bancos pesquisados) de 4,85% para o empréstimo pessoal e finalizou com taxa de 4,28% ao mês, significando variação de -11,75%.

Os técnicos de estudos e pesquisas apontam para a tendência de redução nas taxas de juros para as duas modalidades pesquisadas durante todo o ano. Essa tendência está relacionada às propostas de reformas estruturais anunciadas pelo Governo, bem como às medidas tomadas pelo Banco Central no decorrer de todo o ano de 2000. Além disso, devem ser considerados também os reflexos do mercado externo, por exemplo, as flutuações do preço do petróleo.

A Fundação Procon-SP alerta que apesar da retração das taxas, os juros tanto do cheque especial como do empréstimo pessoal continuam em patamares bastante elevados, indicando que o consumidor deve ser cauteloso ao se utilizar dessas linhas de crédito, procurando conhecer detalhadamente as condições estabelecidas pelas instituições financeiras, evitando surpresas desagradáveis.

Outra precaução importante é evitar incorporar o limite do cheque especial ao seu orçamento, pois essa prática comum pode trazer sérios prejuízos ao bolso do correntista, comprometendo o seu orçamento.

Os 14 bancos que fizeram parte da coleta foram: Banco Bilbao Vizcaya Argentaria-BBVA, Banco do Brasil, Bandeirantes, Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Mercantil de São Paulo, Nossa Caixa Nosso Banco, Real, Santander e Unibanco.

A Fundação Procon-SP coloca o resultado da pesquisa à disposição dos interessados para consulta nos postos de atendimento pessoal dos Poupatempo Sé, Itaquera e Santo Amaro ou pelo telefone 3824-0446). Pela Internet, consulte o site: www.procon.sp.gov.br