Bancos de Sangue recebem doações no final de semana

Lista de endereço dos postos de coleta está no endereço ww.saude.sp.gov.br

sáb, 05/07/2008 - 11h01 | Do Portal do Governo

Quem ainda não foi a um banco de sangue contribuir com a Campanha de Doação de Sangue no Inverno, iniciada pela Secretaria de Estado da Saúde em junho, pode aproveitar o final de semana para dar a sua contribuição. A maioria dos bancos de sangue abre aos sábados e  grande parte, aos domingos.

Com o tema “Neste inverno doe sangue, salve vidas”, a campanha tem como estrela a sambista Leci Brandão. O objetivo é melhorar o estoque de sangue no Estado durante os meses de inverno, quando as doações caem, em média, 30%. Isso porque, com o frio as pessoas estão menos dispostas a sair de casa e não se sentem motivadas a doar.

“Antes se acreditava que as férias de julho eram responsáveis pela queda no número de doações porque as pessoas iam viajar, Mas, quando comparamos o número de doações nos períodos de frio com os dados do resto do ano concluímos que o problema é realmente a baixa temperatura” afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede.

A intenção da campanha estadual é sensibilizar a população sobre a importância da doação regular, que é um procedimento completamente seguro e pode ajudar a salvar vidas.Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

Quem precisar tomar alguma vacina não poderá doar sangue no período de quatro semanas após a imunização. Portanto é importante que a pessoa se programe para fazer a doação antes da vacinação.

A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sp.gov.br.

Hemocentros

Hospital das Clínicas de São Paulo

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – Cerqueira César – 1ºandar – SP – sábado e domingo – das 8h às 18h; segunda das 7h às 19h; terça das 8h às 18h; quarta-feira das 8h às 19h

Hospital do Mandaqui

Rua Voluntários da Pátria, 4.301 – Sábado – 8h às 16h

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Av. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera – SP – Sábado das 8h às 16h, segunda-feira das 8h às 17h e quarta-feira das 13h às 17h

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (dois hemocentros)

Rua Tenente Catão Roxo, 2501 – Monte Alegre – e Rua Quintino Bocaiúva, 470 – Higiienópolis; sábado e domingo – 7h às 12h30;  quarta-feira das 7h às 12h30; segunda e terça das 7h às 12h30; quarta-feira das 7h às 17h30

Hospital do Servidor Público Estadual

Rua Pedro de Toledo, 1800 – Vila Clementino – Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira 8h às 17h

Da Secretaria da Saúde