Bancos de sangue do Estado estão em baixa

Secretaria da Saúde convoca paulistas a fazer doações

seg, 26/05/2008 - 11h58 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde precisa aumentar seus estoques de sangue e convocou os paulistas a fazer doações. Levantamento realizado até segunda-feira, 19, pela Hemorede, órgão que coordena os hemocentros em São Paulo, apontou uma queda de 30% nos bancos.

O nível é crítico e dá conta da demanda por apenas três dias. O normal é durar cinco dias. A falta de sangue pode provocar o cancelamento de cirurgias e colocar em risco a vida de paulistas. A campanha da Saúde começou na terça-feira em todo o Estado.

O maior hemocentro da América Latina, a Fundação Pró-Sangue, tem uma das piores situações do Estado com estoque para apenas dois dias. Habitualmente, a Fundação trabalha com estoque para até uma semana. A instituição é responsável por abastecer 129 hospitais na Grande São Paulo.

“O problema se agrava com o feriado prolongado, quando menos pessoas procuram os locais para doação e o risco de haver acidentes com potenciais pacientes necessitando de sangue aumenta consideravelmente”, afirma o coordenador da Hemorede, Osvaldo Dinini.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo de 50 kg e trazer documento de identidade original. Quem recebeu a vacina contra gripe precisa aguardar 30 dias para fazer a doação de sangue. E quem estiver com gripe ou resfriado não deve doar temporariamente.

A Fundação Pró-Sangue possui quatro postos de coleta. Para facilitar a doação, o posto Clínicas atende todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar.

Funciona de segunda a sexta das 7 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo – Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.

Para informações como quem pode doar, endereços dos postos de coleta e horário de atendimento, Disque Pró-Sangue 0800-55-0300.

Requisitos básicos para a doação de sangue:

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 18 e 65 anos.

– Pesar no mínimo 50kg.

– Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho, Previdência Social ou Passaporte).

Impedimentos temporários

– Gripe: aguardar 7 dias.

– Gravidez.

– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

– Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.

– Tatuagem nos últimos 12 meses.

– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses. 

Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde a incidência de transmissão de malária é maior. Quem esteve nesses estados deve aguardar 6 meses. Quem morou, aguardar 3 anos. 

Impedimentos definitivos:

– Hepatite após os 10 anos de idade.

– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

– Uso de drogas injetáveis ilícitas.

– Malária.

Postos de Coleta da Pró-Sangue:

Posto Clínicas

Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar – Cerqueira César

De segunda a sexta, das 7 às 19h

Sábados, domingos e feriados das 8 às 18h

Estacionamento gratuito Subterrâneo Estapar – Garagem ClínicasPosto Mandaqui

R. Voluntários da Pátria, 4.227 – Mandaqui

De segunda a sexta, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16hPosto Dante Pazzanese

Av. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera

De segunda a sexta, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16hPosto Castelo Branco

R. Ari Barroso, 355 – Osasco

De segunda a sexta, das 8 às 17h

Da secretaria de Saúde