Bancos de leite convocam mães para doações

Meses de férias escolares e com o clima mais frio trazem redução de doadoras nos bancos de leite estaduais

seg, 01/07/2013 - 19h21 | Do Portal do Governo



Os bancos de leite do Estado sofrem uma queda significativa no número de doadoras de leite nos meses mais frios e no período de férias. Por isso, a Secretaria da Saúde está convocando as mamães que puderem a doarem leite às maternidades e ao Banco de Leite Humano.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os bancos são responsáveis pela coleta do leite das doadoras, além do armazenamento do produto. As mães aprendem sobre a importância da amamentação, uma vez que o apoio ao aleitamento materno a todos os recém-nascidos é um dos objetivos do banco. Os internados em unidades neonatais e filhos de mães impossibilitadas de amamentar também são amamentados.

Para ser uma doadora, a mulher que estiver amamentando e tiver sobra do alimento deve procurar o banco de leite humano mais próximo de sua residência. É preciso estar saudável e não pode estar consumindo medicamentos incompatíveis com a amamentação.

Alguns bancos de leite oferecem serviço de busca em domicílio e, para isso, prestam às mães orientação de ordenha e armazenamento do leite. Confira a lista completa dos bancos de leite.

Do Portal do Governo do Estado