Banco Nossa Caixa produz cartão token em braile

“Nossa Chave de Segurança em Braille” gera até 1.200 senhas e garante segurança

sex, 06/03/2009 - 13h08 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa passou a oferecer a “Nossa Chave de Segurança em Braille”, um cartão que garante máxima segurança aos clientes com deficiência visual nas transações realizadas por meio do Internet Banking. A ferramenta é pioneira, uma vez que permite até 1.200 combinações de senhas, enquanto cartões similares têm, no máximo, 70 senhas fixas.

Karolline Fernandes Sales, 28 anos, que tem deficiência visual de nascença, foi contemplada com o primeiro token em braile produzido pelo banco. Por conta de um e-mail enviado à Nossa Caixa, em que relatava dificuldades para fazer transações por meio da internet, a cliente foi convidada – e aceitou – a fazer os testes com o cartão antes de seu lançamento.

“Enviei o e-mail, mas achei que nada seria feito”, afirmou Karolline. “Foi uma excelente surpresa quando a Nossa Caixa entrou em contato comigo e informou que estava desenvolvendo o token em braile”.

O novo dispositivo tem as mesmas funcionalidades do token convencional adotado pelo banco em novembro de 2007. Impresso em braile, o cartão contém uma tabela com letras e números que, quando associados, formam diferentes combinações de senhas.

A tela que solicita a digitação da Nossa Chave de Segurança foi adaptada de forma a permitir a leitura pelo software de acessibilidade instalado no computador do usuário. Dessa forma, a orientação sobre como compor a senha é dada ao cliente por meio de um comando de voz antes de cada transação a ser realizada no Internet Banking. A cada operação, o sistema determina a digitação de diferentes combinações.

A distribuição da “Nossa Chave de Segurança em Braille” é gratuita. Os clientes com limitações visuais podem solicitá-la na agência em que mantêm conta.

Do Banco Nossa Caixa