Banco Nossa Caixa patrocina a publicação do livro Prefeito Empreendedor

Publicação será lançada na próxima segunda-feira no Palácio dos Bandeirantes, às 19h

sáb, 12/04/2008 - 15h27 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa patrocina a publicação do livro Prefeito Empreendedor-Guia Paulista 2007/2008, que será lançado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de São Paulo) no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira, 14 de abril, a partir das 19h, durante a cerimônia de entrega do 5° Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Mário Covas. 

“Este é mais um patrocínio que visa estreitar o relacionamento do Banco Nossa Caixa com os municípios do estado de São Paulo”, afirma a gerente do departamento de Marketing Marly Martins. A Nossa Caixa, agente financeiro do estado de São Paulo, disponibiliza uma série de produtos e serviços a este público, como os cartões Visa Vale, a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) e o cartão de compra eletrônica, além de administrar fundos e programas de governo, com o intuito de auxiliar a administração pública e a desburocratização dos governos.

Conteúdo e estrutura

A publicação relaciona 98 iniciativas das administrações municipais do estado de São Paulo que contribuíram efetivamente para o desenvolvimento e sustentabilidade de micros e pequenas empresas e que receberam o Selo Prefeito Empreendedor. Os projetos do livro foram selecionados a partir do 5° Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor que levou em conta aspectos como abrangência sistêmica do projeto, impacto relativo na economia local, relação custo-benefício, continuidade e extensão das ações, participação e governança local, qualidade técnica, criatividade e inovação do programa. 

Foram destacados os três primeiros colocados do estado e mais seis vencedores nas seguintes categorias: desburocratização e desoneração tributária, subprefeitura da capital, acesso ao crédito, compras governamentais, formalização de empresas e lei geral municipal.

Descrição e ficha técnica dos municípios, compilação de resultados, microrreportagens e narrativa das ações tomadas por cada governante para o apoio à micro e pequena empresa também compõem o conteúdo editorial da publicação.

“A linguagem é destinada ao público a que se destina o livro: prefeitos, secretários municipais, vereadores, deputados, secretários de estado e lideranças empresariais”, destaca Silvério Crestana, assessor de políticas públicas do Sebrae. “A narrativa é envolvente e composta por depoimentos de prefeitos e de empresários que se beneficiaram dessas políticas públicas”, conta.

Sobre o Prêmio

São Paulo foi, pela segunda edição consecutiva, o estado que apresentou o maior número de inscrições, confirmando que o movimento do empreendedorismo está cada vez mais presente no dia-a-dia dos municípios paulistas. No total, 206 projetos de São Paulo foram inscritos, sendo 198 prefeituras paulistas e oito subprefeituras.  No Brasil, mais de 1.300 prefeitos e prefeitas se inscreveram.

Histórico

Aproximadamente 300 prefeitos paulistas já participaram das quatro edições anteriores do prêmio. Em 2002, o prefeito Valter Luiz Martins, da cidade de Osvaldo Cruz, foi o vencedor nacional. Na edição 2005/2006, os prefeitos Itamar Borges, de Santa Fé do Sul; Nelson Nicolau, de São João da Boa Vista; e Geraldo Leite da Cruz, de Embu das Artes, sagraram-se campeões nas categorias “Primeiro lugar região Sudeste”, “Destaque planejamento para o desenvolvimento” e “Destaque cidade com mais de 200 mil habitantes”, respectivamente. 

Distribuição

Os 5.200 exemplares impressos serão enviados às 645 prefeituras paulistas, 645 Câmaras Municipais, aos 94 deputados estaduais de São Paulo, aos 70 deputados federais e aos três senadores paulistas. O livro será entregue ainda nas salas do Curso de Formação de Lideranças em Políticas Públicas a autoridades parceiras e patrocinadores.

Ficha Técnica

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Guia Paulista 2007-2008, São Paulo: CDN, 2008.

Coordenação Geral: Silvério Crestana/Assessoria de Políticas Públicas R11; SEBRAE-SP. Realização: CDN Comunicação Interativa. Diretor: Gerson Penha. Edição e texto final: Ricardo Marques da Silva. Edição de Arte: Renato Yakabe Akimasa. Textos: Bento Abreu, Leandro Cervantes, Luciana Souza, Mila Paes Leme Marques, Ricardo Marques da Silva e Valéria Hartt. Fotografia: Agência Luz (Andrei Bonamin, Epitácio Pessoas, Luiz Prado, Luludi, Márcia Zoet, Maurilo Clareto, Milton Mansilha, Renato Lopes, Rubens Cardial), Silvério Crestana. Produção: Thiago Menezes. Tiragem: 5.200 exemplares. Impressão: papel couché brilhante 145 páginas pela Rettec Artes Gráficas, São Paulo, março de 2008.

Mais sobre a Nossa Caixa

Desde sua fundação, em 1917, o Banco Nossa Caixa evoluiu em linha com o sistema financeiro nacional e nos últimos três anos intensificou seu processo de modernização. Em 2005, abriu o capital e tornou-se a primeira instituição a fazer parte do Novo Mercado da Bovespa. Desde então, inaugurou mais de cem unidades de atendimento, investiu em tecnologia da informação e no lançamento de novos produtos. Neste ano, a marca do Banco Nossa Caixa foi avaliada em US$ 404 milhões e listada na quinta colocação entre as instituições financeiras brasileiras, segundo a edição 2007 da “Global 500 Financial Brands Index”, publicação que seleciona as 500 mais importantes marcas e serviços financeiros do mundo. No ranking mundial, a Nossa Caixa ocupa a 221ª colocação.

O Banco Nossa Caixa está presente em todos os 645 municípios do estado, além de Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Curitiba e Londrina (PR), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro e no Distrito Federal. O banco é o terceiro maior banco público do país e a quinta instituição financeira em depósitos de poupança.

Do Banco Nossa Caixa

(C.C.)