Banco Nossa Caixa patrocina a IV edição do prêmio “Polícia Cidadã”

Iniciativa tem por objetivo reconhecer o trabalho eficiente de bons policiais e contribuir para a redução do crime em SP

qua, 17/09/2008 - 21h05 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa patrocina a IV edição do prêmio Polícia Cidadã, que tem por objetivo reconhecer práticas policiais que contribuam para a resolução de problemas de segurança pública. Podem se inscrever policiais militares, civis e técnico–científicos de 139 municípios do estado, localizados na região metropolitana de São Paulo e nas regiões da Baixada Santista, São José dos Campos e Campinas. O projeto é uma iniciativa do Instituto Sou da Paz.

Criado em 2003, o projeto já premiou 150 policiais de 39 cidades da região metropolitana de São Paulo. Esta é a primeira vez que o prêmio é aberto à participação de policiais que atuam no interior paulista. Os 139 municípios contemplados pelo prêmio nesta edição representam 70% do efetivo policial do estado.

O objetivo do prêmio Polícia Cidadã é valorizar o trabalho eficiente e dedicado de bons policiais, levar ao conhecimento das pessoas exemplos positivos de ações executadas pelas polícias e contribuir para que essas práticas possam ser amplamente adotadas. A intenção é aprimorar constantemente a qualidade dos serviços dessas corporações e contribuir para a redução do crime

As ações premiadas receberão R$ 6 mil ou bolsas de estudo integrais de formação em tecnólogo na Faculdade de Tecnologia IBTA, presente na capital paulista, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba. As inscrições podem ser feitas pelo site www.soudapaz.org/premiopolicia2008 até 06 de outubro.

Especialistas em segurança pública juntamente com policiais de outros estados avaliarão os trabalhos inscritos. Dessa primeira análise sairá a lista dos finalistas. Os policiais com trabalhos selecionados deverão enviar material complementar que detalhe a ação inscrita e seus impactos na região de aplicação. Grupos independentes farão o acompanhamento das ações e entrevistas com a comunidade local e parceiros com o objetivo de aferir sua eficácia. Os vencedores serão conhecidos a partir do resultado das visitas e das conclusões da banca avaliadora.

Pela categoria “Escolha Popular”, o público poderá escolher sua ação preferida por meio do site do prêmio. Os vencedores nesta categoria serão homenageados na cerimônia de premiação, que deve ocorrer em março de 2009.

Parcerias anteriores

A Nossa Caixa também apóia a montagem teatral Alvorada para a Vida, uma iniciativa da Polícia Militar do estado de São Paulo e do Grupo Anima de Teatro. A peça é parte do projeto de mesmo nome, em vigor há mais de dez anos, voltado para os policiais militares com o objetivo de integrar a comunidade profissional e seus familiares. Desde a primeira apresentação, em março de 2006, o espetáculo passou por mais de 70 municípios e foi visto por mais de 47 mil espectadores do estado de São Paulo e de Florianópolis, Curitiba e Maringá.

Do Banco Nossa Caixa