Banco Nossa Caixa apóia exposição “Imagens do Remo Paulista”

Treze painéis serão exibidos na estação Tucuruvi do metrô a partir de domingo. Mostra conta a história do remo no Estado

seg, 04/08/2008 - 18h02 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa patrocina, por meio da Federação Paulista de Remo, a exposição fotográfica intitulada “Imagens do Remo Paulista”, que será exibida na estação Tucuruvi do metrô entre 10 e 31 de agosto. A mostra é composta por 13 painéis que contam a história do esporte e ressaltam momentos importantes da modalidade, como a conquista da primeira medalha internacional. 

O painel de abertura traz texto de apresentação do professor e jornalista esportivo Henrique Nicolini, que já foi repórter, colunista e editor do jornal A Gazeta Esportiva. Cedidas pelo Clube Esperia, as fotos antigas remontam ao final do século XIX e ao começo do XX e retratam o surgimento e o desenvolvimento da prática do remo no Brasil, como as primeiras regatas na cidade de Santos, a transferência das competições oficiais do Rio Tietê para a Represa Billings e a inauguração da Raia da Universidade de São Paulo (USP).  

As imagens atuais foram cedidas pelo site “Ativo.com” e exibem atletas e competições na raia da USP, onde ocorre, atualmente, o “Troféu Brasil de Remo” e o ‘Troféu Bandeirantes”, os dois campeonatos mais tradicionais do esporte, além do “Circuito Nossa Caixa de Remo”. Atualmente, mais de 500 atletas entre 14 e 80 anos praticam o esporte no local.

História do Remo Brasileiro

O esporte, trazido ao Brasil por imigrantes italianos, espanhóis e alemães, começou a ser praticado no país em 1893 nas cidades de Santos (SP) e Porto Alegre (RS). Em Santos, ocorreram as primeiras competições. Clubes paulistanos como o Esperia, Regatas São Paulo, Tietê e Atlético São Paulo levavam seus barcos à cidade portuária nos trens da antiga “Companhia Inglesa São Paulo”.  Em 1903, as provas passaram a ser realizadas no estado do Rio de Janeiro.

Conquistada por integrantes do Clube Esperia Tietê, a primeira medalha internacional do remo foi obtida em 1907 nos “Juegos Olympicus Del Montevidéo”, organizado pelo Uruguai. No ano de 1940, a Federação Paulista de Remo transferiu as regatas oficiais, até então praticadas no Rio Tietê, para a represa Billings, em São Bernardo do Campo. Mesmo com a mudança, a modalidade continuou sendo praticada no Tietê até 1972, década em que a poluição das águas inviabilizou os treinos. No mesmo ano, a raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP) foi oficialmente inaugurada.

Projeto “Nosso Esporte”

O Banco Nossa Caixa patrocina a Federação Paulista de Remo há cinco anos. O apoio é realizado por meio do projeto “Nosso Esporte” e inclui também as federações paulistas de judô, tênis de mesa e ciclismo. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, o projeto tem o intuito de propiciar o desenvolvimento de atletas em atividades olímpicas e paraolímpicas. Apenas este ano, a Nossa Caixa vai destinar R$ 1,6 milhão ao “Nosso Esporte”. Desde março de 2004, já foram investidos aproximadamente R$ 7 milhões nas quatro federações, valor que beneficiou mais de130 atletas.

Este ano, nove atletas e parataletas contemplados pelo projeto “Nosso Esporte” representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, que começam em agosto. Disputarão medalhas para o judô brasileiro Leandro Marques Guilheiro, Danielli Yuri Barbosa, Eduardo Costa Lucas dos Santos e Denílson Moraes Lourenço. O tênis de mesa será defendido por Gustavo Tsuboi, Hugo Hoyama (atletas) e Carolina Maldonado (Paraatleta). O remo, por sua vez, terá como representantes as paraatletas Claudia Cícero dos Santos e Regiane Nunes Silva.  

Serviço:

Exposição “Imagens do Remo Paulista”

De 10 a 31 de agosto – Estação Tucuruvi do Metrô.

Do Banco Nossa Caixa

(C.C.)