Banco de Leite do Iamspe recolhe 50 litros por mês

Instituição atende os bairros da zona sul, próximos ao hospital, e outros da zona oeste

qua, 04/04/2007 - 8h20 | Do Portal do Governo

O Banco de Leite do Iamspe foi fundado em outubro de 1967 e é considerado um dos mais antigos do País. Desde 2006, funciona no 4º andar do hospital, na ala de neonatologia. As mães que deram à luz recentemente e produzem excesso de leite podem contatar esse banco e solicitar a retirada do produto em sua residência.

A instituição atende os bairros da zona sul, próximos ao hospital, e outros da zona oeste. Se a mulher residir em outras localidades da cidade de São Paulo, os funcionários informam endereços de bancos mais próximos.

Pelo telefone 5088-8172, as atendentes orientam as mamães que queiram doar o leite a reservar recipiente esterilizado e a higienizar corretamente as mãos e as mamas, como:

– Providenciar frasco de vidro e tampa de plástico. Lavar com água e sabão e depois ferver;

– Emborcar esses materiais e deixar secar naturalmente; não enxugar com pano ou papel para evitar contaminação;

– Lavar as mãos somente com água e sabão de coco e escovar as unhas;

– Fazer assepsia das mamas só com água de torneira.

O hemoterapeuta Américo Yoshinobu Ishiy, um dos coordenadores do Banco de Leite Humano do Iamspe, explica que após esses procedimentos a mulher deve desconsiderar o primeiro jato de leite retirado: “Esse jato precisa ser eliminado porque não tem gordura. Esse leite sana a sede do bebê, mas é desprovido de gordura”. Doutor Américo informa que, por desconhecimento, algumas mães acham que esse produto é inferior. No entanto, o médico alega a inexistência de leite fraco: “O que ocorre é que algumas mães não aguardam a saída do jato de leite posterior, rico em gordura”.

Em seguida, reserve o leite em frasco esterilizado e coloque no freezer. Pode ser armazenado por até 15 dias. Para contatar o banco de leite e solicitar a ida de viatura do Iamspe, é necessário reunir no mínimo dois litros do produto.

Eventualmente, o instituto alimenta o banco de leite de outros hospitais da região, como Regional Sul, Leonor Mendes de Barros, Vila Nova Cachoeirinha e Ipiranga. “Se faltar leite em nosso estoque, estas instituições também nos ajudam”, diz o médico.

Entre os meses de janeiro e março, o banco de leite do Iamspe coletou cerca de 50 litros por mês nas residências das mulheres.

O produto é destinado a bebês prematuros de baixo peso, internados no Iamspe, cujas mães não conseguem amamentá-los. No banco, o leite é pasteurizado e passa por exames sorológicos para confirmar sua qualidade. Qualquer mãe pode doar seu leite, mesmo que não seja servidora pública estadual.

SERVIÇO

Banco do Leite Humano – Ala de Neonatologia do Iamspe:

Rua Pedro de Toledo, 1.800 – 4º andar – Vila Clementino

Telefone (11) 5088-8172

Atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas

Sábado e domingo, das 7 às 13 horas

Viviane Gomes – Da Agência Imprensa Oficial 

 

(AM)