Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Botucatu precisa de doações

Setor apresentou grande déficit no estoque ao longo do mês de março, em razão da pandemia do novo coronavírus

seg, 06/04/2020 - 8h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/HCFMB

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Estatual Paulista de Botucatu (HCFMB) necessita de doações de leite materno. Devido à pandemia do novo coronavírus, causador da doença COVID-19, o BLH apresentou um grande déficit no estoque ao longo do mês de março.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

A doação de leite humano é segura para o bebê, desde que a mãe esteja bem de saúde. A equipe do BLH realiza todas as medidas necessárias de higienização para fazer a visita domiciliar com segurança para a doadora e, antes de ser distribuído aos pequenos pacientes, o item passa por um processo rigoroso de qualidade.

O leite humano contém nutrientes muito importantes para os bebês internados no HCFMB, principalmente aos prematuros, recém-nascidos com baixo peso ou que tenham alergia a alguma fórmula industrializada. A doação pode ser feita por lactantes que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas ou façam uso excessivo de álcool.

Quem tiver interesse em colaborar com o BLH pode entrar em contato pelo telefone (14) 99799-8289. O banco fornece o kit para a doadora, contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas as explicações da doação. As doações também podem ser retiradas em domicílio.