Banco de Dentes da USP necessita de doadores

Qualquer dente - infantil ou adulto - em qualquer estado, pode ser doado

seg, 24/05/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Você sabia que a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) mantém um Banco de Dentes Humanos? “A unidade é rotativa e depende rotineiramente da doação e conscientização das pessoas, hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde que realizam extração dentária”, afirma o professor José Carlos Imparato, da disciplina de Pediatria da Faculdade de Odontologia (FO) da USP. Ele diz que qualquer dente (infantil ou adulto), em qualquer estado, pode ser doado. A peça amarela, branca, torta, cariada, sadia ou restaurada é utilizada pelos 800 alunos da instituição para pesquisa e ensino. A unidade também recebe dentes de leite.

Como ação auxiliar, todos os dentes extraídos nas clínicas da FO são encaminhados ao banco. O professor explica que após a utilização em treinamento laboratorial e em pesquisa, o material é descartado. “Atualmente, temos estoque de dentes humanos para trabalhar somente até julho. Após esse período, dependeremos de doações. As pessoas precisam saber que o ato voluntário contribui para o desenvolvimento científico. É como a doação de órgão, que beneficia outros pacientes”, frisa.

O Banco de Dentes Humanos da USP existe desde 1992 e foi idealizado pelo professor Imparato. Ele conta que, no decorrer desses anos, alunos já tiveram os estudos comprometidos pela falta de doação. Pelo seu cálculo, em média cada futuro dentista necessita de 30 dentes por ano para seu aprendizado adequado.

Para divulgar a importância da doação, está sendo criada a Associação Brasileira de Banco de Dentes, cujo lançamento ocorrerá em setembro, durante evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisas Odontológicas. O professor informa que, atualmente, somente 10% das 193 faculdades da área no País possuem bancos de dentes estruturados.

Como doar

Se preferir fazer a doação pelo correio, encaminhe as peças ao Banco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da USP, Avenida Professor Lineu Prestes, 2.227, Cidade Universitária, SP, CEP 05508-900. Outra opção é a entrega pessoalmente na unidade, que atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações, ligue (11) 3091-7905.

Da Agência Imprensa Oficial