Banco de Áreas de SP conta com 70 mil hectares para restauração ecológica

Ferramenta do Programa Nascentes visa facilitar a criação de projetos ambientais no Estado por parte de empresas financiadoras e de restauração

qui, 22/10/2015 - 9h54 | Do Portal do Governo

Empresas financiadoras e de restauração ecológica contam com mais uma ferramenta para auxiliar na criação de projetos de restauração. É o Banco de Áreas lançado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e que está disponível no site do Programa Nascentes. Atualmente, mais de 70 mil hectares estão aptos a receber projetos.

A ferramenta demonstra o potencial para restauração em um contexto municipal e é fundamental para que empresas financiadoras e empresas de restauração encontrem as informações necessárias para montar o seu projeto.

Para facilitar a pesquisa, o site do Programa Nascentes permite o estabelecimento de diferentes critérios de busca para os 645 municípios do Estado. Assim, você pode, por exemplo, buscar espaços com mais de 15 hectares disponíveis no município de Lins. O sistema gerará uma lista contendo os números do CAR e as respectivas áreas disponíveis.

Se o interessado quiser utilizar total ou parcialmente qualquer uma das propriedades mostradas, ele deve anotar o número do CAR e entrar em contato com a SMA através do e-mail areas.programanascentes@ambiente.sp.gov.br. Após confirmar o interesse do proprietário, o Gabinete da Secretária passará os contatos dele ao interessado.

Como surgiu o banco de dados
Ao fazer seu cadastro no CAR (Cadastro Ambiental Rural), o proprietário tem a opção de disponibilizar parte de sua áreas para que seja restaurada por terceiro. Foi a partir daí que surgiu o Banco de Áreas.

Como fazer parte do Programa Nascentes
As propriedades não podem abranger áreas sobre as quais incidam obrigações de plantio estabelecidas em licenças, Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental ou Termos de Ajustamento de Conduta, bem como áreas abrangidas por projetos de restauração executados com recursos públicos. Acesse Cadastro de Projetos.

Mais informações no site do Programa Nascentes ou em caso de dúvidas envie um e-mail para areas.programanascentes@ambiente.sp.gov.br.

Do Portal do Governo do Estado