Banana agora será vendida por quilo

A medida visa proteger o consumidor; regra é semelhante à utilizada para a venda do pão francês

qui, 18/06/2009 - 15h30 | Do Portal do Governo

Os consumidores agora vão comprar banana por quilo. A medida foi publicada na quarta-feira, 17, em decreto assinado pelo governador José Serra, que regulamenta a Lei 13.174, de 23 de julho de 2008. O objetivo é defender o consumidor, isto é, ele irá pagar o produto pelo peso e não mais pela quantidade. O mesmo critério já é utilizado na venda do pão francês.

Com a medida, a venda da fruta por quilo será adotada em toda a cadeia, desde o produtor até o consumidor final. O preço deverá ser informado de forma clara e legível e em local visível.

A partir de setembro, o Instituto de Pesos  e  Medidas  de São Paulo(Ipem-SP), autarquia ligada à Secretaria  da  Justiça  e  da  Defesa da Cidadania, começa a  fiscalizar  a  comercialização  da  banana  por peso. 

Para o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, não haverá problemas para planejamento e realização da fiscalização. “Como aconteceu com o pão francês, temos competência para fazer com que a inspeção entre na rotina do Ipem, sem problemas”, diz.

Os comerciantes que descumprirem a lei serão multados. A multa varia de R$ 297,60 a R$ 297.600.