Ballet Stagium, Arnaldo Antunes e Ira! são as atrações da Virada Cultural em Ribeirão Preto

Amantes da bossa nova terão a oportunidade de ver o “De Volta ao Beco”

qui, 17/05/2007 - 19h07 | Do Portal do Governo

Em Ribeirão Preto, a Virada Cultural Paulista, que acontece sábado e domingo, dias 19 e 20, vai oferecer atrações de todos os gêneros e para todos os gostos: para quem é ligado em rock, a pedida é a banda Ira!, uma das maiores referências nacionais do gênero. Ou ainda, Arnaldo Antunes, poeta e artista visual, conhecido por sua participação como integrante do grupo de rock Titãs e da parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown nos Tribalistas. 

Para quem aprecia a dança , há  o Ballet  Stagium, com 35 anos de estrada e uma das mais importantes companhias do gênero no País. O  espetáculo conta com trilha sonora de composições de Chico Buarque de Hollanda, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Francis Hime e Edu Lobo.

Os amantes da bossa nova terão a oportunidade de ver o “De Volta ao Beco”, uma recriação da atmosfera de um cenário importante da música brasileira: o Beco das Garrafas – nascedouro da bossa nova.

A exemplo do que aconteceu na Capital, a maratona cultural irá apresentar 24 horas de shows e expressões artísticas dos mais variados, inclusive um grupo de danças indígenas e um grupo de cultores do  “taiko”, tambores japoneses. 

A Virada Cultural em Ribeirão Preto  acontecerá em vários locais: Parque Permanente de Exposições, Teatro Municipal, Cine Cauim e SESC Ribeirão Preto.

 

Confira aqui o roteiro completo da Virada Cultural em Ribeirão Preto:

Dia 19/05

18h Abertura Oficial Local: palco principal

18h30 Big Band Cauim

Local: palco principal

19h Lacuna

Com: Cia. Domínio Público/ Direção: Holly Cravell

Criada em 1995 como um grupo de pesquisa e criação em dança no Departamento de Artes Corporais da Unicamp, a companhia é integrada por alunos e ex-alunos que desenvolvem pesquisas na linguagem da dança contemporânea.

Local: Teatro Municipal

19h10 Vartroy

Banda de heavy metal de Ribeirão Preto fundada em 2004, concretizou sua primeira formação em 2005. No show, o mais puro heavy metal tradicional com William Pelegrino soltando a voz, a cozinha de Gabriel Soares, Estevan Poli (baixo) com muita pegada e Marcos Garcia com Matheus Calache (guitarras) em solos fascinantes e as clássicas dobradas do Metal.

Local: palco principal

20h Índios Kaiapó O grupo de Ribeirão Preto apresenta danças e ritos tradicionais indígenas.

Local: Parque Permanente de Exposições

20h30 Forró Levanta Pó Há onze anos defendendo o pé de serra, estilo de forró nordestino formado por zabumba, triângulo, voz e sanfona, este trio – Edson Pernambuco, Carlos Tampa e Valdo Brasil – de Ribeirão Preto se destaca por sua qualidade sonora, diversidade de ritmos e descontração nos palcos, fazendo sempre um show divertido e cultural.

Local: palco principal

20h50 Elydio e Marissol

A dupla de bailarinos de Ribeirão Preto apresenta Filhos da Terra, balé que mescla a técnica da dança clássica às acrobacias artísticas com a colagem do Hino Nacional e coreografia de Silvana Shwartz.

Local: Teatro Municipal

21h Stagium dança Chico Buarque

com: Ballet Stagium/Dir.: Márika Gidali e Décio Otero

Com 35 anos de estrada o Ballet Stagium é uma das mais importantes companhias de dança do país. O espetáculo conta com trilha sonora de Chico Buarque de Hollanda, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Francis Hime e Edu Lobo.

Local: Teatro Municipal

21h O Pregoeiro – Programação SESC

Com: Márcio Libar

Um desafio constante entre ator e público, em que todos participam e se emocionam. O universo é o circo, as gags, o palhaço.

Local: SESC Ribeirão Preto

21h30 Rua, straBe e street

Com Circo Zé Brasil/ Direção: Bruno Di Trento

Palhaços em um universo de mecanização e poesia urbana, abusando de acrobacias, aéreos e malabarismos em uma proposta que pretende propagar a cultura da paz, da inclusão social e da cidadania.

Local: palco principal

22h30 Afoxé Omo-Orunmilá

O Afoxé Omo Orunmila de Ribeirão Preto, um dos únicos Afoxés do interior paulista, abre há mais de dez anos os desfiles do carnaval de rua desta cidade.

Local: palco principal

23h Como entrar mudo e sair calado

com: Marcelo Mansfield

Este espetáculo cínico, sofisticado, cheio de ironia e non-sense é apresentado em “sketches” de humor visual, na melhor tradição do grande Jacques Tati ou do brasileiríssimo Oscarito. O ator desfila tipos e situações das mais diversas onde a musica é parte fundamental na narrativa desconexa.

Local: Teatro Municipal

23h30 Arnaldo Antunes Além de músico, Arnaldo Antunes é poeta e artista visual, conhecido por sua participação como integrante do grupo de rock Titãs e da parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown nos Tribalistas. Seguindo carreira solo, está longe de ser apenas mais um artista. Seu trabalho segue a trilha da força criativa personalíssima.

Local: palco principal

Dia 20/05

0h – Noitão Cinema Bandidas (Bandidas, EUA/França/México, 2006, 93 min.)

Direção: Joachim Roenning e Espen Sandberg

México, 1880. Sara Sandoval (Salma Hayek) é a bela filha de um rico banqueiro. Maria Alvarez (Penélope Cruz) é a bela filha de um camponês. Elas aparentemente não têm nada em comum, mas o destino faz com que se tornem as mais perigosas e sensuais assaltantes de banco do país.

Local: Cine Cauim

0h30 Trupe dos Três Mariana Maisse, Fabrício Papa e Gabriel Galhardo formam o trio que se destacou em apresentações na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto entre 2002 e 2005. Apresentam intervenções cômicas utilizando a linguagem do teatro de rua, circo e dança.

Local: Parque Permanente de Exposições

1h Vânia Lucas Sua formação como regente e instrumentista de viola da gamba e flauta doce e o contato com a música popular permitem que a intérprete combine de forma singular, com diferentes timbres e arranjos, os mais diversos compositores, em sambas com compassos mistos, marchas, choros e canções.

Local: Teatro Municipal

1h30 DJ Hum

Veterano, começou em 1979 com matinês na zona Leste de São Paulo. Em 1983, com a popularidade do Breakdance, destacou-se pelo seu jeito diferente e pioneiro de discotecar arranhando os discos. Atualmente tem um programa de rádio, continua dando aulas, toca em festas em todo Brasil e se prepara para sua primeira turnê na Inglaterra.

Local: palco principal

2h Noitão Cinema

Jogo Mortal (Stay Alive, EUA, 2006, 85 min.)

Direção: Brent Bell

Um grupo de jovens de New Orleans se depara com um novo jogo de videogame chamado “Stay Alive”. O jogo detalha a terrível história real de uma nobre mulher do século 17 apelidada de “Condessa Sangrenta”. Uma arrepiante conexão é feita quando os jogadores passam a ser assassinados que os personagens do jogo.

Local: Cine Cauim

3h Banda Provision Banda santista criada em 1999, é conhecida no litoral paulista por seus covers de artistas do pop- rock como Barão vermelho, Capital Inicial , Linkin Park, Queen e U2.

Local: palco principal

3h Cida Moreira Os discos da cantora Cida Moreira são repletos da atriz Cida Moreira. Com um repertório refinadíssimo que passa pelo melhor da MPB e chega até Brecht, é uma cantora que sabe, como ninguém, abrir os ouvidos de seu público.

Local: Teatro Municipal

4h MC Robson com 4 elementos Artista de Ribeirão Preto, o compositor e mestre de cerimônia MC Robson apresenta algumas faixas do seu último disco: Da raiz que nasce o fruto. A apresentação contará também com intervenções do B- Boy Maurício (Chorão), que trará ao palco o break dance, reunindo, assim, dois dos elementos essenciais do Hip-Hop.

Local: palco principal

4h Noitão Cinema

Muito Gelo e Dois Dedos D´água (Brasil, 2006, 98 min.)

Direção: Daniel Filho

Duas mulheres decidem se vingar da avó, seqüestrando-a e levando-a para a casa de praia da família. Dirigido por Daniel Filho (A Dona da História) e com Paloma Duarte, Mariana Ximenes, Laura Cardoso, Thiago Lacerda, Aílton Graça, Carla Daniel e Ângelo Paes Leme no elenco.

Local: Cine Cauim

4h30 Bia Mestrinér

A cantora, natural de Ribeirão Preto, tem dois CDs lançados e uma interessante carreira como compositora e intérprete. Neste show apresenta um repertório de canções que ficaram conhecidas na voz de Elis Regina.

Local: Teatro Municipal

5h Necrofobia Uma das bandas de trash rock de maior referência em Ribeirão Preto, o Necrofobia já tocou ao lado de grupos como Cólera, Claustrofobia e Tolerância Zero. Atualmente está em fase de gravação de seu primeiro CD, com composições próprias.

Local: palco principal

8h30 Curuminzada

Com: Marcio Coelho e Ana Favareto

O show infantil prima pela qualidade musical e respeito à capacidade de entendimento da criança. Com letras inteligentes aplicadas a vários gêneros musicais é interativo e divertido, e faz uso de bonecos e adereços, criados pela cantora e artista plástica Ana Favaretto, que também assina o cenário.

Local: Parque Permanente de Exposições

09h Projeto Guri

O Projeto Guri nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura e desde 1997 é administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004 foi qualificada como Organização Social de Cultura. Após 12 anos, consolida-se como um dos projetos mais bem sucedidos na área sócio-cultural, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

Local: palco principal

9h Sexteto Colibri O grupo de chorinho surgiu em 1999, quando os músicos se reuniam tocando para os pacientes do Sanatório Espírita Vicente de Paulo – Ribeirão Preto.

Local: Salão do Parque Permanente de Exposições

9h30 às 17h30 – Programação SESC De Volta ao Beco

Recriação da atmosfera de um cenário importante da música brasileira: o Beco das Garrafas – nascedouro da bossa nova. Uma contextualização do seu significado dentro do movimento musical da época, a exposição traz alguns elementos que ajudam a compreender o que foi esse cenário utilizado como expoente de músicos, intérpretes e autores num Rio de Janeiro do final da década de 1950 até meados da década de 1960.

Local: SESC Ribeirão Preto

10h Grupo de Taikô Yukio Yamashita Formado em 2004, o grupo de Ribeirão Preto integra jovens e crianças com o objetivo de divulgar a cultura japonesa através da percussão. Além de preservar a tradição dos seus ancestrais, a arte de tocar os tambores japoneses está intimamente ligada ao desenvolvimento do espírito de equipe, disciplina, perseverança e harmonia.

Local: palco principal

10h Corais da Cia. Minaz

O projeto, iniciado em 1990, tem como finalidade levar ópera à população interiorana, a princípio com peças leves e de fácil assimilação, adaptando os espetáculos às possibilidades das diversas cidades sem, contudo, empobrecer as apresentações.

Local: Teatro Municipal

10h César Obeid

Contação de Histórias

Em suas apresentações traz muitas rimas, ritmo, movimento, alegria e participação da platéia. Todas as histórias (criadas ou recriadas) e poesias são escritas pelo contador.

Local: Parque Permanente de Exposições

10h às 12h – Programação SESC Workshop: Cartum

Junto com os participantes, os coordenadores desenvolverão trabalhos baseados em notícias e acontecimentos atuais e temas atemporais. Falarão também sobre seus trabalhos na imprensa diária e sobre ilustração para publicidade e mercado editorial.

Com: Renato Andrade e Thomate.

Local: SESC Ribeirão Preto

11h Pereira da Viola

Nascido em uma pequena comunidade rural no norte de Minas Gerais é violeiro, cantador e compositor. Com dezessete anos de carreira e quatro CDs gravados, apresenta repertório do disco Akpalô.

Local: Parque Permanente de Exposições

11h – Programação SESC Bossa-Jazz Você e Eu (Carlos Lyra e Vinícius de Moraes), Você Vai Ver (Tom Jobim) e Dream a Little Dream (Gus Kahn- Wilbur Schwandt- Andres Fabian) são algumas das músicas do repertório que Vânia Lucas (voz), Mário Feres (piano) e Paulinho Vieria (bateria e percussão) apresentam.

Local: SESC Ribeirão Preto

11h30 Circo Poeira – Direção: Caio Stolai

Espetáculo intimista para todas as idades, mescla linguagem de circo, bonecos e teatro para contar de maneira poética e divertida a história do circo.

Local: Teatro Municipal

12h30 Monarco e Quinteto em Branco e Preto

Um dos mais respeitados compositores da sua geração, integrante da Velha Guarda da Portela, o carioca Monarco apresenta um show inesquecível com sucessos de seus mais de 50 anos de carreira. Monarco será acompanhado pelo Quinteto em Branco e Preto, que surgiu em 1997 e é considerado pela crítica como um dos mais importantes conjuntos da nova geração do samba.

Local: palco principal

12h30 Urban Feeling Com: Crazy Jam

Coreografia de street-dance que mostra 2 danças urbanas incorporadas à cultura hip hop : Hip Hop Dance e Locking. Pretende mostrar que a “dança de rua” tem fundamento, organização e técnicas, e hoje atinge todas as classes sociais em todo mundo.

Local: Parque Permanente de Exposições

13h Nas Rodas do Coração

Cia. As Graças

Dir.: Ednaldo Freire

Comédia musical que conta a história de uma companhia de teatro mambembe. Enquanto a peça está sendo encenada, as atrizes descobrem as falcatruas da dona da companhia e tentam, nos bastidores, desmascarar os golpes da vilã. O espetáculo é inspirado nos sambas de Adoniran Barbosa e na estrutura do melodrama, sendo encenado em cima de um ônibus teatro itinerante.

Local: Parque Permanente de Exposições

14h Coro Sinfônico de S. Paulo Criado em 1994, tem como objetivo a divulgação de obras do repertório coral-sinfônico e da literatura a cappella. Desde maio de 1995, sob a direção de Naomi Munakata, o grupo participou de inúmeros concertos.

Local: Teatro Municipal

14h Ulisses

Com: Cia. Nova de Teatro/ Direção: Lenerson Polonini

Nesta performance teatral livremente inspirada no livro Ulisses , de James Joyce, dois atores perambulam por diversos pontos da cidade e interagem com o público, caracterizados como personagens do romance.

(perambulando pela cidade).

14h Oficina: Fotos de Família: Modos de Usar  

coordenação: Denise Adams

A proposta da oficina é utilizar imagens do tipo “álbum de família”, dando a elas um novo significado. Tendo como base o próprio arquivo pessoal os participantes serão estimulados a elaborar um trabalho em que esse registro cotidiano saia do âmbito puramente pessoal para se tornar público, tornar-se arte.

Local: SESC Ribeirão Preto

14h30 El Gran Circo Carnaval

Com: Cia. Nau de Ícaros/ Direção: Marco Vettore

A Cia. Cênica Nau de Ícaros iniciou seus trabalhos em 1992, aliando o conhecimento e a prática nas técnicas circenses ao trabalho com o teatro e a dança. Ao som do ritmo do Maracatu Nação, percorre e ocupa as ruas da cidade, integrando a arquitetura como parte do cenário dessa celebração.

Local: Parque Permanente de Exposições

15h – Programação SESC Contação de Histórias:

Lendas do Rei Arthur e Os Cavaleiros da Távola Redonda Na Idade Média, a Távola do Rei Arthur era uma mesa redonda, ao redor da qual sentavam-se doze cavaleiros, que dedicavam-se à busca do Graal, uma taça misteriosa que havia contido o sangue de Cristo. Lancelote, Merlim e a fada Morgana também são personagens das histórias. Classificação livre.

Com: Fausto Ribeiro

Local: SESC Ribeirão Preto

15h30 Zabomba

Banda paulistana que transita por diversas correntes do rock, samba, eletrônica e pop. Em 2004, convidados por Zuza Homem de Mello, fizeram uma série de shows pela periferia de São Paulo.

Em 2006, a revista Bizz indicou a banda ao prêmio de revelação. No show, destaque para as canções do último CD – O Que Não se Explica.

Local: palco principal

16h30 Orquestra S. J. Campos

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos foi formada a partir das oficinas de música da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Em 2006, foi totalmente reformulada e teve seu trabalho acompanhado por profissionais de renome internacional, como o maestro Julio Medaglia.

Local: Teatro Municipal

17h IRA!

Formada em 1981, dentro da PUC – SP, a banda tornou-se uma das maiores referências do rock nacional. Agora, mais de 25 anos depois, os fãs podem esperar por um show com grandes sucessos da banda e com o repertório do novo CD, Invisível DJ.

Local: palco principal

17h – Programação SESC Grupo Fora do Sério – Ensaio Aberto

O grupo propõe de forma divertida um mergulho no passado grego. Através de autores cômicos como Aristófanes e registros da Comédia Nova, o homem satiriza a si próprio na tentativa de que, ao rir de si mesmo possa, quem sabe, corrigir seus erros.

Local: SESC Ribeirão Preto

ENDEREÇOS

Parque Permanente de Exposições Av. Orestes Lopes de Camargo, s/nº – Jd. Aeroporto Tel: 3977.8301 Teatro Municipal Praça Alto do São Bento, s/nº – Jd. Mosteiro Tel: 3625.6841 Cine Cauim Rua São Sebastião, 920 – Centro Tel: 3941.5025 SESC Ribeirão Preto Rua Tibiriça, 50 – Centro Tel: 3977.4477

Leia também as programações de:

Presidente Prudente

Campinas

Bauru

Araraquara 

Araçatuba