Baleias-de-bryde são avistadas no Parque Estadual Ilha Anchieta

Mamíferos vêm em busca dos cardumes de sardinha-brasileira (Sardinella brasiliensis)

sáb, 19/03/2016 - 14h28 | Do Portal do Governo

Duas baleias-de-bryde (Balaenoptera edeni) foram avistadas no mês de fevereiro no entorno do Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), dentro do território da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APAMLN). 

A explicação é que elas vêm em busca, no período entre o verão e o outono, dos cardumes de sardinha-brasileira (Sardinella brasiliensis), que se aproximam da costa em busca abrigo em regiões próximas às ilhas e costeiras para se alimentar e crescer. Por ser uma área de exclusão de pesca no entorno da ilha, o local se torna propício à sobrevivência das sardinhas e, consequentemente, à aproximação das baleias nesta época do ano.

Sobre a baleia-de-bryde
A baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni) pode chegar a 15,5 m, chegando a pesar 16 toneladas. Seus filhotes nascem com cerca de 4 m, após 11 meses de gestação. Ela pode consumir até 660 kg de sardinha em um único dia. Esta espécie não costuma se reunir em grandes grupos e não fazem grandes migrações. Seus hábitos ainda são pouco estudados, não sendo conhecidas ainda informações como a sua longevidade e padrões de deslocamento.

Outros visitantes
Frequentemente, são avistados grupos de golfinhos, que encantam as pessoas com suas manobras e brincadeiras aquáticas. O Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) está desenvolvendo uma pesquisa científica junto ao PEIA, que visa descobrir, por meio de hidrofones, exatamente a época em que ocorre a presença de cetáceos e quais as espécies.

As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

SERVIÇO
Parque Estadual Ilha Anchieta
Acesso pelo Píer Saco da Ribeira
Av. Plínio de França, nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba-SP
Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h
Ingresso: R$ 13,00
Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.
Telefone: (12) 3842-1231
E-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br 

Do Portal do Governo do Estado