Baixada Santista recebe carreta para realização de mamografias

Mulheres acima de 50 anos podem efetuar o exame gratuitamente mesmo sem pedido médico na Praia Grande

qua, 07/05/2014 - 16h38 | Do Portal do Governo



A partir desta quarta-feira, 7, mulheres da Baixada Santista acima de 50 anos já podem ficar em dia com a saúde das mamas. Um carreta-móvel do programa Mulheres de Peito acaba de chegar à região para ampliar o acesso e incentivar o público feminino à realizar o exame da mamografia.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Adaptado, o veículo ficará na Praia Grande por cerca de 30 dias no Espaço de Eventos Piaçabuçu, na Rua Moisés Cardoso de Oliveira. Os exames são realizados de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h e os resultados ficam prontos em 48 horas.

Após passar por oito municípios no Estado, esta é a primeira vez que uma cidade litorânea recebe o programa que estima realizar cerca de 60 mil exames apenas este ano. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

0800

Mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos, que nasceram em ano par também podem fazer o agendamento no mês de seu aniversário, ainda este ano. Para fazer o agendamento da mamografia mesmo sem ter um pedido basta ligar para o número 0800-779-0000. O serviço telefônico estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às17h. Neste caso, os exames não serão realizados nas carretas, e sim em uma das 300 serviços com mamógrafo do SUS paulista.

Esta primeira fase do programa é destinada a quem nasceu em ano par, mas caso a mulher tenha nascido em ano ímpar e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário, ainda este ano.

As mulheres nascidas em ano ímpar e que realizaram o exame recentemente terão a oportunidade agendar a mamografia no próximo ano, também no mês do aniversário, em unidades como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas.

Do Portal do Governo do Estado