Baixada Santista recebe 1º VLT do Estado

Início da operação comercial do VLT está previsto para março de 2015 com 10 veículos no trecho entre Barreiros e o Terminal Porto

sex, 06/06/2014 - 16h48 | Do Portal do Governo



O primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Estado de São Paulo foi apresentado nesta sexta-feira, 6, na Baixada Santista. O início da operação comercial do VLT está previsto para março de 2015 com 10 veículos no trecho entre Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos.

“Destaco aqui a inovação, porque o VLT tem alta capacidade, 400 passageiros, ele é elétrico, não é poluente, é silencioso, então onde ele passar, vai recuperar a região, gerar novos empreendimentos, comércio, serviço, enfim, vai valorizar, revitalizar, integrar mais a Região Metropolitana e resolver esse grande desafio da mobilidade urbana”, enfatizou o governador.

O 1º VLT desembarcou no porto de Santos em maio e chegou à Estação Nossa Senhora das Graças cinco dias depois. Lá a composição foi montada e agora passa por testes intensivos antes de receber passageiros em caráter experimental. A Estação Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro de Vila Valença, é uma das cinco que estão com as obras civis concluídas no trecho Barreiros – Porto do VLT. As demais são Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Antônio Emmerich e José Monteiro. Outras três estações localizadas em São Vicente e as estações localizadas no município de Santos têm previsão de conclusão de obras até dezembro de 2014.

Estações concluídas e Viaduto Emmerich

Outra grande obra é o novo Viaduto Antônio Emmerich, localizado na região central de São Vicente e liberado para o trânsito nesta semana. A reforma do Viaduto, iniciada em outubro de 2013, consistiu na demolição da antiga estrutura e alargamento do vão existente, construção de duas vias duplas (uma em cada sentido) de circulação para a operação do VLT e mais duas viasduplas para o trânsito geral e revitalização da ciclovia.

Além disso, 75 ônibus zero km foram acrescidos ao sistema intermunicipal de ônibus, gerenciado e fiscalizado pela EMTU/SP na Baixada Santista, responsável pelo transporte de 220 mil usuários por dia. O investimento total das empresas é de R$ 19,5 milhões. 

A Viação Piracicabana, permissionária do sistema intermunicipal, entrega 60 ônibus zero km convencionais. Dez deles já estão rodando e os outros 50 estarão em operação até o final de junho. No total serão 40 veículos alongados com capacidade para transportar 86 passageiros e 20 veículos convencionais com capacidade para transporte de 68 passageiros.

Outra permissionária, a Viação Breda, adquiriu 15 ônibus rodoviários zero km que rodarão em linhas seletivas ligando os municípios de Peruíbe e Itanhaém a Santos e Cubatão. Os veículos têm 50 lugares e são equipados com poltronas reclináveis, cintos de segurança retrátil e ar condicionado. Com a renovação, 100% da frota continua sendo acessível a pessoas com deficiência.

O governador também autorizou netsa sexta-feira a execução do projeto funcional do BRT Litoral Sul. Com extensão de cerca de 18km, o Corredor ligará Vila Caiçara, na Praia Grande, até a Estação de Transferência do VLT São Vicente, beneficiando os municípios de São Vicente e Praia Grande, que somam uma população de 600 mil habitantes.

“BRT nós autorizamos já o projeto funcional, são 18 km ligando São Vicente até Praia Grande. Agosto nós começaremos com os testes operacionais, as pessoas já vão poder usar, mas ainda vai estar em teste, não vai estar ainda em atividade comercial”, disse o governador. A conclusão do projeto funcional está prevista para o 2º semestre de 2014.

Do Portal do Governo do Estado