Baixada Santista ganha serviços de angioplastia e cateterismo

Ala do Hospital Estadual Guilherme Álvaro permitirá série de exames para diagnóstico cardiovascular e neurológico

seg, 19/03/2007 - 20h48 | Do Portal do Governo

Com a nova ala, implantada pela Secretaria de Estado da Saúde no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, poderão ser feitos uma série de exames para diagnóstico cardiovascular e neurológico, beneficiando cerca de 80 pacientes que hoje precisam se deslocar até a cidade de São Paulo.

Será possível realizar procedimentos como cateterismo, angioplastia e implante de stent no coração ou em vasos periféricos, além de embolização para corrigir malformações vasculares. Os pacientes também poderão passar por exames de diagnóstico de possíveis problemas vasculares no Sistema Nervoso Central.

O novo serviço é uma parceria entre a Fundação Lusíada, que cedeu o equipamento, e a Secretaria, que reformou o espaço físico e capacitou os profissionais. Serão repassados cerca de R$ 120 mil mensais para o funcionamento da nova ala, que terá capacidade de atender até 100 pacientes por mês.

“É um grande avanço no tratamento de doenças cardiovasculares em toda a Baixada. Agora os pacientes da região terão um novo local, próximo de suas casas, para serem atendidos gratuitamente, com o devido acompanhamento médico”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. O Hospital Estadual Guilherme Álvaro fica na rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão, em Santos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

(R.A.)