Baixada Santista ganha mais três postos do Acessa SP

Inauguração será na terça-feira, 15, em Guarujá e Cubatão

sáb, 12/01/2008 - 11h31 | Do Portal do Governo

O governo do estado inaugura nos municípios do Guarujá e de Cubatão três postos do Acessa São Paulo nesta terça-feira, 15. O programa de inclusão digital paulista, que já possui três postos nas cidades de Itanhaém, Santos e São Vicente, amplia para seis o número de unidades em funcionamento na Baixada Santista. Desta forma, os postos do Acessa na região terão um aumento de 50% no número de atendimentos mensais.

A inauguração do Acessa no Guarujá acontece no bairro Pae Cará, às 14h30, com a presença do Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, e do prefeito, Farid Said Madi. Em Cubatão, a cerimônia será realizada às 16h30, também com a participação do Secretário Beraldo e do prefeito do município Clemont Silveira Castor. 

O município do Guarujá recebe duas unidades do Programa Acessa São Paulo, com capacidade prevista para realizar 1.320 atendimentos por mês. Cada posto conta com cinco computadores e dois monitores estão à disposição para auxiliar a população na utilização do equipamento. Os postos do Acessa São Paulo estão localizados no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAEC) João Paulo II, no bairro Pae Cará, na Rua Engenheiro Silvio Fernandes Lopes, 281, e na Vila Santo Antônio, na Rua José Ferreira Canaes, 29. Ambas atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Em Cubatão, o posto do Acessa São Paulo tem oito computadores disponíveis para a população e dois monitores treinados para prestar auxílio aos usuários. A unidade encontra-se no centro da cidade, na Rua Pedro José Cardoso, 247, e atende das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A capacidade mensal do posto é de 2.100 atendimentos.

Programa

O Acessa São Paulo oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. 

Atualmente, o programa está presente em 353 cidades, dispõe de 404 postos, com 3.936 computadores e 720 monitores. São 1,2 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado e mais de 28 milhões de atendimentos já foram realizados desde julho de 2000, quando o Programa foi lançado.

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2006, realizada junto a 8 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Mais da metade dos freqüentadores, 59%, têm entre 15 e 24 anos, e 68% deles apresentam renda entre 1 e 4 salários mínimos.

Nessa pesquisa os usuários também foram convidados a avaliar o impacto do uso da internet em suas vidas. O levantamento apontou que ficou mais fácil aprender depois do uso da internet para 83% dos entrevistados. A pesquisa revelou ainda que a maioria dos usuários -83,9%- também se considera melhor informado sobre as notícias do país, e 59% deles dizem ter conseguido novas oportunidades de trabalho com o uso da Internet. 

Ainda segundo a pesquisa, 82% dos usuários enviam e recebem e-mails; 45,8% lêem notícias em jornais e revistas; 43,4% freqüentam salas de bate-papo; 35% buscam oportunidades de trabalho. Além disso, 46% afirmam já ter utilizado serviços de governo eletrônico.

Atendimento

O atendimento nos postos do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Confira o endereço dos novos postos: 

 

Guarujá

Endereços: Rua Engenheiro Silvio Fernandes Lopes, 281, Pae Cará; Rua José Ferreira Canaes, 29 – Vila Santo Antônio.       

Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Número de computadores: 5

Previsão de atendimento mensal: 1.320 atendimentos

 

ubatão 

Endereço: Rua Pedro José Cardoso, 247 – Centro.

Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Número de computadores: 8

Previsão de atendimento mensal: 2.100 atendimentos

 

Demais Postos da Baixada Santista

 

Itanhaém

Av. 31 de março, 1.505 – Jardim Sabaúna

Segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas

 

São Vicente

Rua Frei Gaspar, 384, sala 29 – Centro

Segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas

 

Santos

Pça Iguatemi Martins, s/nº – Centro

Segunda a sexta, das 9 às 17 horas

 

Da Secretaria Estadual de Gestão Pública

(I.P.)