Baixada Santista ganha Gabinete de Gestão

Órgão vai integrar ações de prevenção e combate ao crime na região

ter, 16/07/2013 - 10h49 | Do Portal do Governo

O Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) na Baixada Santista foi oficialmente criado na segunda-feira, 15. A resolução que criou o órgão foi assinada pelos secretários Fernando Grella Viera, da Segurança Pública, e Edmur Mesquita, do Desenvolvimento Metropolitano.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O Gamesp foi criado para integrar ações de prevenção e combate ao crime na RMBS (Região Metropolitana da Baixada Santista). “A razão de ser do Gamesp é a união de esforços, de medidas concretas para melhorar a segurança pública de São Paulo”, destacou o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella.

Além das duas secretarias, o gabinete é composto pelas nove prefeituras da Baixada Santista e representantes das polícias Civil, Militar e Federal, Ministério Público, Poder Judiciário e da sociedade civil.

Como parte das ações preventivas, serão feitos estudos para a implantação de um Sistema Metropolitano de Videomonitoramento nos nove municípios da região. O mesmo estudo será realizado na região do Vale do Paraíba.

“O Gamesp terá o papel da abordagem preventiva na sociedade. Criaremos instrumentos para melhorar as áreas de cultura, esporte, lazer e desenvolvimento social”, explicou o secretário do Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita. O Gamesp já existe na Região Metropolitana de Campinas e na região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.

Do Portal do Governo do Estado