Baixa dependência do cigarro prevalece entre os paulistanos

Estudo da Secretaria da Saúde aponta que 44% dos fumantes têm potencial para se livrar do vício

qui, 12/02/2009 - 12h33 | Do Portal do Governo

O nível de dependência em relação ao cigarro é baixo ou muito baixo entre 44% dos fumantes. É o que aponta levantamento da Secretaria da Saúde realizado na cidade de São Paulo durante ações de prevenção e alerta promovidas ao longo de 2008 em locais de grande circulação.

Dos 838 que responderam ao Teste de Fagerström, que mede a dimensão do vício no dia-a-dia, como, por exemplo, a dificuldade de ficar sem fumar em locais proibidos, 372 foram avaliados como dependentes leves ou muito leves, o que significa que eles têm potencial para largar o vício sem grandes traumas. Outros 114, ou 13,6%, tiveram como resultado grau de dependência média. E para 42% a avaliação foi de fumante com dependência alta ou muito alta.

Dos 760 fumantes que fizeram o teste do monoxímetro, espécie de “bafômetro” do cigarro que mede a quantidade de monóxido de carbono expirado, 58,7% foram avaliados como fumantes pesados, ou seja, que consomem dois ou mais maços de cigarro por dia. Outros 24,2% foram avaliados como fumantes (um a menos de dois maços diários), e 17,1% como fumantes leves.

“As pessoas com dependência baixa precisam apenas de um ‘empurrão’ para deixar o cigarro, e por vezes nem é necessário tomar medicamentos ou usar adesivos. Mas esses fumantes não devem se enganar, porque o consumo de nicotina, com o tempo, pode elevar a dependência”, afirma Luizemir Lago, diretora do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), órgão da Secretaria.

Os participantes do estudo avaliados como dependentes elevados ou muito elevados foram encaminhados para serviços especializados em tratamento do tabagismo, com atendimento gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Já as demais pessoas receberam orientações e informativos sobre como parar de fumar.

Secretaria da Saúde de São Paulo