Bairro do Bixiga é tema de concurso fotográfico

O concurso é aberto para fotógrafos profissionais e amadores

qua, 05/08/2009 - 21h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (USP) promove o seu segundo Prêmio de Fotografia. O tema desta edição é “O Bixiga de ontem e de hoje” e a intenção é mostrar as transformações pelas quais o bairro passou ao longo do tempo e promover a divulgação e valorização do patrimônio cultural do bairro. 

O prêmio é destinado a fotógrafos amadores e profissionais de qualquer idade. As fotos deverão ser enviadas entre os dias 3 de agosto e 1º de outubro. Esta edição incluirá a categoria Memória Fotográfica para promover a realização de ensaios fotográficos que utilizem outros materiais e meios.

Poderão ser utilizados registros anteriores – fotografias pessoais, reportagens publicadas em jornais e revistas, depoimentos etc. – para possibilitar a visualização das mudanças ocorridas no bairro. O regulamento completo, a listagem das categorias e respectivos prêmios estão no site do CPC, seção Agenda.

As fotos serão expostas numa exposição que acontecerá no Centro de Preservação Cultural, Casa de Dona Yayá.

Inscrições

As inscrições para o prêmio são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 21 de setembro. Para participar, é necessário que o candidato compareça em horário comercial à sede do Centro de Preservação Cultural-USP/Casa de Dona Yayá, munido das fotos (em arquivo ou impressas) – no máximo 3 – e dos documentos pessoais. No ato da inscrição, ele preencherá uma ficha de inscrição e irá declarar que está ciente do regulamento do prêmio (disponível no site do CPC e também impresso, para consulta, na Casa de Dona Yayá).

Categorias e Premiação

O II Prêmio CPC de Fotografia terá três categorias de participantes. Veja como será a premiação:

Categoria Infanto-juvenil – até 16 anos completos
1º colocado: Bolsa de um semestre na escola de idiomas CCAA – Unidade Bela Vista, mais livros das Editoras Edusp e Cosac Naify
2º e 3° colocados: Livros das Editoras Edusp e Cosac Naify

Categoria Adulto: a partir de 17 anos
1º colocado: Jantar na “Cantina da Conchetta” e livros das Editoras Edusp e Cosac Naify
2º e 3° Colocados: Livros das Editoras Edusp e Cosac Naify

Categoria Memória Fotográfica: sem restrição de idade
Essa categoria visa uma reflexão mais ampla sobre o tema a partir da utilização de pares de fotografias (no máximo 3) que possibilitem uma comparação entre aspectos do bairro em diferentes momentos. Para tanto, poderão ser utilizadas fotografias antigas de acervos pessoais ou extraídas de reportagens de jornais, revistas, etc. que registraram as transformações do bairro, no momento em que elas ocorreram. Os materiais serão cotejados com fotografias atuais, produzidas para o concurso.
1º Colocado: Jantar na “Cantina da Conchetta” e livros das Editoras Edusp e Cosac Naify;
2º e 3° Colocados: Livros das Editoras Edusp e Cosac Naify.

Serviço
Centro de Preservação Cultural  
Rua Major Diogo, 353 – São Paulo – bairro Bela Vista
Telefone: (11) 3106-3562
e-mail: cpcpublic@usp.br
site: www.usp.br/cpc 

Do Centro de Preservação Cultural-USP/Casa de Dona Yayá