Bairro da zona leste da capital se prepara para Virada Social

Há pouco mais de um mês Polícia Militar realiza Operação Saturação Com Tropas Especiais na região de São Mateus

qua, 30/07/2008 - 17h24 | Do Portal do Governo

O bairro de Jardim Rio Claro, na região de São Mateus, zona leste da capital, se prepara para receber a Virada Social. Desde 12 de junho, a Polícia Militar está na área realizando a 11ª Operação Saturação com Tropas Especiais (OSTE). O objetivo é reduzir e estabilizar os índices de criminalidade e, ao mesmo tempo, aproximar a população da polícia. A operação antecede a Virada Social – Ações Integradas de Cidadania, em que órgãos do governo estadual e da prefeitura levam programas sociais e obras para a região visando promover a inclusão social, a segurança e a qualidade de vida em comunidades carentes.

Leia também:

O que pensam os moradores

Confira os números da ação

Diagnóstico orienta ações sociais

Para se ter uma idéia da importância da Virada Social, basta lembrar que no bairro de Elisa Maria, na zona norte da capital, que recebeu a ação coordenada do Estado em março de 2007, a redução da criminalidade continuou mesmo após a saída da polícia. Ali, em um ano, os índices de criminalidade caíram 63%. Os homicídios diminuíram de 30, entre março de 2006 a fevereiro de 2007, para 11 de março do ano passado a fevereiro deste ano.

Em média, a Operação Saturação dura 60 dias. Mas esse prazo pode se estender de acordo com as peculiaridades da área abordada. No Jardim Elisa Maria, na zona norte da capital, por exemplo, foram pouco mais de 70 dias de operação antes da Virada Social. Terminada a ação, a Polícia Militar permanece no local, porém, com o policiamento comunitário.

Durante todo o período da ação, as tropas especiais da PM – Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), COE (Comando de Operações Especiais), Canil, II Batalhão de Choque e Cavalaria (Regimento 9 de Julho) – , atuam fortemente para estabilizar a criminalidade.

A escolha da região a receber a operação é feita a partir do sistema de inteligência das policias Militar, Civil e Técnico-Científica, que depois de um acompanhamento quantitativo e qualitativo de índices criminais, constata quais são as regiões com mais altos índices de criminalidade, como roubo, latrocínio e lesão corporal.

Plano de ação

Para atingir o objetivo, a Operação Saturação é realizada dentro de uma estratégia que envolve toda a região. No Jardim Rio Claro, que é núcleo da ação, a operação da PM atinge mais cinco áreas no entorno, onde vivem cerca de 350 mil pessoas: Jardim Iguatemi, Jardim Rodolfo Pirani, Jardim Vera Cruz, Parque Boa Esperança, e Parque São Rafael. Vista no mapa, a região forma um grande círculo em volta do núcleo da ação.

O comandante do policiamento de Choque, tenente coronel Flávio Depieri, explica como funciona a operação: “A Rota faz bloqueios em 11 pontos no entorno do Jardim Rio Claro para controlar a entrada e saída das pessoas no núcleo da operação, que tem aproximadamente 5.000 habitantes”, mostra.

Dentro desse núcleo, considerado local de alto risco, o policiamento é feito pelo COE a pé, uma vez que não há estrutura que permita o acesso com veículos. Já a cavalaria faz o trabalho de prevenção no Parque Boa Esperança, região de bastante comércio, e o II Batalhão Choque realiza bloqueios em diferentes pontos dos bairros no entorno do núcleo para vistoriar veículos e motos.

Tenda do dentista

Pouco depois de iniciar a ação militar, a Polícia começa a levar projetos sociais para a região para se aproximar da população. Na área escolhida para sediar o comando da operação, uma praça que fica na altura do número 16.000 da Avenida Sapopemba, a PM montou três tendas. Numa delas são realizadas as reuniões referentes à Operação Saturação. Na outra funciona um consultório odontológico, muito bem equipado, que oferece tratamento dentário para crianças com idade entre cinco e 12 anos.

A procura é muito grande. Os profissionais atendem uma média de 20 crianças por dia. São 15 consultas pré-agendadas mais os atendimentos de emergência. “Na triagem é feito um exame clínico para determinar o que cada criança precisa e são agendadas as consultas para garantir que o tratamento seja feito até o fim enquanto a tenda estiver aqui”, explica a tenente-dentista Cynthia Savioli.

Enquanto aguarda sua vez de ser atendido, Vitor Soares dos Santos, 7 anos, desenha e pinta na sala de espera. O material fica à disposição das crianças, que também ouvem explicações de dentistas sobre escovação correta e higiene bucal. Vai passar pelo dentista pela primeira vez. Vitor vai colocar aparelho ortodôntico para corrigir os dentes, sem que os pais precisem gastar dinheiro. Mas ele gostou mesmo, desde o início da Operação Saturação, foi dos carros da polícia que ficam estacionados diariamente na praça. Entre os modelos que mais chamam a atenção dos meninos estão as Blazer e as Land Rover.

Tenda das novidades

A terceira tenda instalada pela polícia na praça é branca e bem maior que as outras duas. É nela que são realizadas diversas atividades levadas por organizações não governamentais convidadas pela PM.

Ali a PM já realizou palestra sobre policiamento ambiental e sobre o corpo de bombeiros, além de demonstrações com cães do canil da polícia. Juntas, as atividades somaram um público de quase 5.000 pessoas.

No dia 6 de julho, um domingo, a equipe Silvio Voce Promotora de Eventos distribuiu 1.000 pipas para as crianças. No dia 11, uma sexta-feira, foi a vez da ONG Cosmética, Beleza e Cidadania levar corte de cabelo, manicure, maquiagem e trança, tudo gratuito para crianças e adultos. No dia 14, uma segunda-feira, a PM começou a exibir os episódios do programa Cocoricó para as crianças da região.

“A TV Cultura, que veicula o programa, nos cedeu DVDs da série Cocoricó. Vamos projetar para a criançada todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 16h”, explicou o tenente coronel Almir Ribeiro. Ele comentou que a próxima atração deve ser cinema para a Terceira Idade. “Estamos trabalhando para conseguir trazer filmes para os idosos”, disse.

Atrás da tenda, um caminhão da Eletropaulo oferece atividades educativas sobre uso racional de energia.

Cíntia Cury

(I.P.)