Bacia do rio Verde já foi 80% despoluída

Trabalho de limpeza do local, que fica na região de Itaquera, em São Paulo, está próximo de terminar

sex, 14/03/2014 - 15h29 | Do Portal do Governo

O trabalho de esgotamento sanitário na bacia do rio Verde, na região de Itaquera, zona leste da capital, está na reta final. Os trabalhos estão cerca de 80% concluídos. O investimento compreende a execução de 7,2 km de coletores tronco e coletores secundários, obras complementares e cerca de 25 interligações.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

Cerca de 100 mil habitantes da região serão diretamente beneficiados com as obras, que têm investimento de R$ 29 milhões. Todo o esgoto coletado nos bairros de Itaquera, Cidade A. E. Carvalho, Cidade Líder e Vila Carmosina será encaminhado para tratamento na Estação de Tratamento de Esgotos São Miguel.

Até maio, a previsão é de que 60,5% dos esgotos coletados na bacia do rio Verde sejam encaminhados para tratamento, volume estimado em cerca de 70 litros por segundo. O percentual complementar está na dependência de ações de reurbanização de áreas irregulares, por parte da prefeitura.

Estas ações na zona leste integram o “Programa Córrego Limpo” que já despoluiu 139 cursos d’ água na cidade. A universalização dos serviços de saneamento é uma meta da Sabesp, que pretende concluir o desafio em todo o Estado de São Paulo até o fim da década.

Do Portal do Governo do Estado