Avisos ao público chegam mais nítidos e sem ruídos nos trens das Linhas E e F

No total, 80% da frota já circula com sistema de som eficiente

qua, 11/07/2007 - 18h29 | Do Portal do Governo

Toca uma campainha dentro do carro de passageiros. “Estação terminal Guaianazes”, anuncia o maquinista da Linha E (Luz – Estudantes). Para que os usuários ouçam essa e outras mensagens importantes, de maneira clara e sem interferências, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está concluindo um programa de recuperação e atualização tecnológica dos sistemas de sonorização dos trens das Linhas E e F (Brás – Calmon Viana).

No total, 80% da frota (200 carros das séries 1.400, 1.600, 4.400 e 5.500) já circula com sistema de som eficiente e de boa qualidade nessas linhas. Foram instalados equipamentos novos em 56 carros, que não possuíam sonorização ou estavam com seus sistemas comprometidos. Os equipamentos restantes, instalados em 144 carros, passaram por uma rigorosa revisão, onde foram substituídas peças e componentes danificados.

Todos os trens receberam pelo menos três itens novos: o painel de comando, onde o maquinista aciona o som, o microfone tipo ‘pescoço de ganso’ e o pedal PTT (Push to talk – aperte para falar). Foram revisados e trocados alto-falantes de salão e cabine, fiação, microfone de ruído (equipamento instalado no carro de passageiros que possui um sensor que aumenta ou diminui o volume conforme o barulho) e centrais de sonorização.

Os equipamentos instalados possuem capacidade de expansão para futura implantação de som ambiente e comunicação de emergência (entre o usuário e o maquinista).

Restam apenas 18 carros para a conclusão dos serviços, previstos para no máximo março de 2008, quando termina o contrato. A empresa responsável pelo projeto, fornecimento de equipamentos e sobressalentes, fabricação, montagem, testes e treinamento é a RDA Informática. A supervisão e gestão do contrato são feitas pela Gerência de Engenharia de Sistemas (GES) da CPTM.

Da CPTM