Aves domésticas, exóticas e silvestres têm ambulatório referência

O ambulatório dá suporte ao Ibama em projetos de soltura e traslado de aves apreendidas

qua, 18/03/2009 - 11h36 | Do Portal do Governo

Dezoito mil atendimentos em 23 anos de existência. O Serviço de Ambulatório de Aves do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo é o primeiro serviço do gênero no Brasil. Realiza cerca de 150 consultas ao mês entre casos novos e retornos. São atendidas desde aves domésticas às espécies mais exóticas, silvestres e ornamentais, de propriedade de criadores. O Conselho Regional de Medicina Veterinária autorizou o atendimento mesmo às aves não-legalizadas junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O ambulatório dá suporte técnico ao Ibama em projetos de soltura e traslado de aves apreendidas. Os profissionais investigam para onde serão levadas e realizam levantamento epidemiológico nos pássaros que habitam aquele local. “Também auxiliamos o instituto na coleta de material biológico para a realização de teste de paternidade, naquelas situações em que há dúvidas se um filhote de ave realmente nasceu em cativeiro ou se foi retirado da natureza”, conta Marta Brito Guimarães, veterinária do ambulatório. 

DNA contra fraude – Os criadores de algumas espécies de aves cadastrados no Ibama podem comercializar filhotes nascidos em cativeiro. Em alguns casos, porém, os profissionais do instituto desconfiam de alguns pelo grande número de venda de filhotes, porque a reprodução em cativeiro de certas espécies é mais difícil. “Existem criadores que vão até os ninhos das aves, retiram os filhotes e introduzem neles a anilha – anel usado para identificar os exemplares nascidos em cativeiro. O teste de paternidade pode comprovar se as aves pertencentes ao criador são de fato pais daquele filhote”, esclarece.

De acordo com a pesquisadora, os papagaios são campeões de atendimento. Eles são levados ao setor por doenças nutricionais decorrentes do consumo excessivo de girassol. “Chegam com hipovitaminose A e quadro secundário de pneumonia”, informa. As aves atendidas passam por todos os procedimentos clínicos usados em animais, tal qual gatos e cachorros. “Também fazem exames radiográficos e de sangue; e podem receber anestesia, serem operadas e até passar por transfusão de sangue”, conta. Os serviços realizados no ambulatório são pagos, assim como todos os exames.

Serviço

Serviço de Ambulatório de Aves do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Avenida Professor Dr. Orlando Marques de Paiva, 87
Cidade Universitária – De segunda a sexta-feira –
das 8 às 16 horas – Consultas devem ser agendadas
Atendimentos de emergência podem ser feitos em caráter excepcional

Da Agência Imprensa Oficial