Aventura e religião caminham juntas em São Pedro

Famosa por abrigar igreja com relíquia de Santo Antônio, cidade é ótima para voos de asa-delta e parapente

qui, 28/06/2012 - 18h35 | Do Portal do Governo

Localizada na encosta da Serra do Itaqueri, São Pedro é um ótimo local para recarregar as energias e curtir as belezas da cidade. O município fica a 192 Km de São Paulo e atrai turistas que gostam de trilhas e esportes de aventura como rappel, arborismo, voos de asa-delta e parapente. 

Considerado cartão postal de São Pedro, o Parque Aureliano Esteves, mais conhecido como Parque do Cristo, propicia o melhor mirante da cidade. Do alto é possível tirar belas fotos e enxergar cidades como Piracicaba e Rio Claro no horizonte.

No Parque Turístico Maria Angélica, o turista pode dar um passeio bem tranquilo pela grande área verde. Lá, ainda é possível aproveitar os pedalinhos que ficam no lago central e também a Feira de Artes e Artesanatos que acontece nos fins de semana.

Já o Museu Gustavo Teixeira, instalado no antigo prédio do Grupo Escolar de São Pedro, reúne um acervo histórico da cidade e ao mesmo tempo funciona como um centro de atividades culturais. O local leva o nome do poeta são-pedrense, falecido em 1937 poucos meses depois de ter sido eleito para a Academia Paulista de Letras.

A religiosidade é um ponto muito presente em São Pedro, um exemplo é a Igreja de Santo Antônio. Localizada na parte alta da cidade, a construção é conhecida por guardar uma das três relíquias de Santo Antônio e um pedaço de sua pele. Já a Igreja Matriz de São Pedro chama bastante a atenção por abrigar uma réplica autêntica de Nossa Senhora Aparecida.

Na parte gastronômica, a cidade traz como destaque pratos como leitão a pururuca, costelinha de porco e frango caipira. Outra guloseima que os turistas não podem deixar de experimentar, em São Pedro, é o doce de Jaracatiá, fruta típica da região.

Festa de São Pedro

A Festa de São Pedro e São Sebastião é considerada uma das mais tradicionais da cidade. Neste ano, a 121º edição deve reunir cerca de 40 mil pessoas nos dias 29 e 30 de junho e 1º, 7 e 8 de julho, no largo da Igreja Matriz.

Nesta sexta, 29, feriado municipal, dia do padroeiro da cidade, às 9h haverá Missa Solene, seguida de procissão, bênção do “Bolo de São Pedro” e quermesse. Às 13h, a festa contará com uma atração especial: o violeiro Mazinho Quevedo, que se apresentará na Praça da Matriz. Clique aqui e confira a programação completa.

Do Portal do Governo do Estado