Avaré recebe unidade móvel da rede Lucy Montoro

Cerca de 60 pacientes atendidos em julho receberão ajudas técnicas feitas sob medida

sex, 25/09/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

A série de viagens da Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro pelo interior de São Paulo continuará nesta terça-feira, 29. A carreta retornará à cidade de Avaré para um dia de atendimento aos pacientes que foram avaliados em julho para recebimento de ajudas técnicas. Das 7 às 19 horas, o caminhão ficará estacionado na Rua Santos Dumont, 1.901, no Bairro Brabância, para receber os pacientes do SUS cadastrados em instituições de saúde pública, que retornam para receber órteses, próteses e ajudas técnicas e fazer os testes necessários para sua adaptação e uso. Já estão agendadas consultas para 60 pacientes em retorno. 

Segundo a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, um dos objetivos da unidade móvel é dar visibilidade aos programas inclusivos para esse público. “Todo o investimento realizado na reabilitação das pessoas com deficiência significa o exercício do direito à inclusão, o acesso aos bens e serviços por essa parte significativa da população”, avalia. 

Treinamento inédito 

Além de dar continuidade ao tratamento dos pacientes, a Unidade Móvel ampliará suas atividades nesta viagem a Avaré. Pela primeira vez, será realizado um treinamento teórico e prático para profissionais da área da saúde e cuidadores de pessoas físicas da região. Uma equipe formada por 25 profissionais ensinará aos interessados como lidar com as pessoas com deficiência e explicará quais são os direitos desse público e onde buscá-los, entre outros temas. O treinamento acontecerá no Clube Avareense de Cinema, à Rua Rio de Janeiro, 1.763, a partir das 8h30. 

Os interessados em participar do curso inédito poderão se inscrever até esta segunda-feira, 28, com Cristiane Freitas, pelo e-mail Cristiane.freitas@hcnet.usp.br ou pelo telefone (11) 3873-6760. O curso será ministrado das 8h30 às 17h30, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. As doações serão revertidas para a Fundação Padre Emílio Immos. 

Da Secretaria da Saúde