Avaliação de rendimento escolar começa dia 28 de novembro

Participarão alunos de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio

ter, 16/10/2007 - 9h49 | Do Portal do Governo

Dois milhões de alunos da rede estadual de ensino de todo o Estado participarão, nos dias 28 e 29 de novembro, das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Serão avaliados estudantes de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. No primeiro dia a prova será de língua portuguesa, incluindo redação. No segundo, matemática e questionário socioeconômico.

A partir dos resultados, a Secretaria da Educação fará análises para o pagamento aos professores por desempenho, em 2008. Outros indicadores ainda serão definidos pelo governo do Estado. O resultado que a escola obtiver este ano será comparado com o do Saresp de 2005. A avaliação de 2007 mostrará o desempenho das equipes e alunos em dois anos. Será o ponto de partida para definir metas para as equipes escolares, que receberão bônus salarial de acordo com a evolução da aprendizagem.

Todas as provas no novo Saresp serão individuais, com folha óptica pré-identificada com o nome do estudante. A aplicação será com professor de outra escola, sem ligação com a turma avaliada. As 1ª e 2ª séries terão questões abertas, diferentemente das outras, que terão múltipla escolha (testes). “O objetivo principal do governo do Estado é melhorar a qualidade do ensino em São Paulo. Para isso, é essencial avaliar a situação atual”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Capacitação – A secretaria elaborou capacitações direcionadas à aplicação do Saresp. Em outubro, haverá ações nas escolas para preparar os diretores, coordenadores e professores. Em 5 de novembro, os materiais de apoio chegarão às Diretorias de Ensino. Em 12 de novembro, haverá videoconferência para orientar a aplicação das provas e, de 14 a 23 de novembro, os aplicadores serão treinados.

Para comprovar total isenção na aplicação da prova, a secretaria contará com observadores externos da instituição responsável pela avaliação, a Fundação Carlos Chagas. Além disso, haverá a participação de três pais de alunos nos dias das provas. Os resultados da avaliação serão divulgados em fevereiro de 2008, antes do início do ano letivo, para que as escolas iniciem as aulas sabendo de suas metas para o ano.

Prova Brasil

A Prova Brasil, avaliação federal, pela primeira vez terá o envolvimento dos alunos paulistas. Será realizada entre 5 e 9 de novembro, com a participação de alunos da rede pública de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Os aplicadores serão professores da rede estadual de ensino. Para a aplicação desta avaliação também foram preparadas capacitações. Os coordenadores estaduais passaram por treinamento entre 4 e 7 de outubro. Os multiplicadores serão capacitados de 17 a 19 de outubro e os aplicadores das provas serão treinados de 24 a 26 de outubro. As Diretorias de Ensino receberão os materiais para a aplicação até 26 de outubro.

Da Secretaria da Educação