AutoBAn oferece atendimento psicológico para caminhoneiros

Programa Estrada para a Saúde oferece gratuitamente diversos serviços para cuidar da saúde e qualidade de vida dos motoristas de caminhões

sex, 05/03/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Atenta às dificuldades do caminhoneiro em cuidar de sua saúde e aos riscos de acidentes decorrentes de problemas como sono, automedicação, estresse e distúrbios emocionais, a AutoBAn oferece gratuitamente diversos serviços para cuidar da saúde e da qualidade de vida dos motoristas de caminhões que trafegam pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Neste ano, esses profissionais contam com mais um benefício no programa Estrada para a Saúde: atendimento psicológico.

A novidade – que visa melhorar a qualidade de vida desses profissionais do volante ao proporcionar apoio para o equilíbrio emocional – vai complementar os demais serviços oferecidos no Centro de Atendimento do programa, localizado em uma casa de 260 metros quadrados, com amplas instalações e atuação de 12 profissionais, em Jundiaí. Os atendimentos gratuitos diários, de segunda a sexta-feira, facilitam e estimulam o comparecimento dos motoristas que podem escolher o dia e horário mais adequado para fazer exames de tipagem sanguínea e fator Rh, glicemia, colesterol e pressão arterial; consultar o médico e cuidar da saúde bucal (tratamento odontológico preventivo, limpeza e restaurações), além de usufruir de outros serviços como corte de cabelo, massagem bioenergética e cuidado com os pés (podologia).

Feito por uma profissional da área, o atendimento psicológico é realizado às segunda e quarta-feira. De acordo com a avaliação, as sessões do tratamento podem ser semanais ou quinzenais, dependendo da disponibilidade do caminhoneiro.

Estrada para a Saúde 

Em quase quatro anos de funcionamento diário, o Centro de Atendimento ao Caminhoneiro do programa Estrada para a Saúde já beneficiou mais de 24 mil motoristas. Por ele passam, em média, de 35 a 40 profissionais por dia, sendo que mais da metade retornam para acompanhamento adequado e contínuo.

“O importante é que com o atendimento diário gratuito, damos um acompanhamento contínuo a esses profissionais e os orientamos sobre ações preventivas para melhorar a sua qualidade de vida e bem estar”, ressalta o coordenador médico do Programa Estrada para a Saúde, Dr. Ricardo Pousa Franco de Godoy.

Da Artesp