AutoBAn ensina regras de trânsito a alunos da rede pública

Estudantes escrevem cartas aconselhando motorista a respeitarem sinalização e pedestre

qui, 24/09/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O motorista responsável se forma na sala de aula. Baseada nessa premissa, a AutoBan organiza todo ano o Estrada para a Cidadania, programa de conscientização com alunos da rede pública, que é realizado durante a Semana Nacional de Trânsito. Este ano, o programa começou na semana passada, 18, e vai até esta sexta-feira, 25.

Durante três dias (18 a 20), funcionários da empresa ensinaram e divertiram uma centena de jovens de 8 a 11 anos, da quarta e quinta séries do ensino fundamental de escolas de cidades às margens das rodovias Anhanguera e Bandeirantes, administradas pela AutoBAn – concessionária que administra o sistema. Para receber a criançada, três tendas foram montadas no posto de serviço do quilômetro 56 da Bandeirantes, sentido capital.   

A coordenadora do programa, Cátia Zamboni, explica que o Estrada para a Cidadania é realizado no decorrer do ano, na sala de aula, para 55 mil crianças de 220 escolas dos 15 municípios ao longo das rodovias. Os professores recebem folhetos e livros sobre trânsito para ensinar aos alunos durante o ano. Além disso, informa Cátia, quase todos os meses a AutoBAn convida técnicos especializados para capacitar aproximadamente 2 mil professores a cada ano. “O importante formarmos o comportamento preventivo nos estudantes, com destaque na redução de acidentes em estradas e na cidade”, diz Cátia. 

Infelizmente, lamenta a coordenadora, não é possível trazer todos os alunos, participantes durante o ano em suas escolas, ao evento da Semana Nacional de Trânsito. Não há espaço nem transporte suficiente para atender a todos. Dá para convidar duas turmas de 30 crianças por dia: uma pela manhã e outra à tarde. 

Alguns meses antes do evento, cada um dos 55 mil estudantes recebe uma folha de caderno impressa pela AutoBan para escrever um texto curto com dicas para o motorista dirigir com responsabilidade e segurança. Durante os três dias, as crianças participantes do evento entregam cartas aos motoristas que visitam o shopping center e o restaurante do posto de serviço do quilômetro 56 da Bandeirantes. Elas pedem para que a pessoa responda à carta via caixa postal, e-mail ou pelo site da AutoBan. Toda cartinha tem o nome do estudante, escola, professor e cidade.   

Cátia ressalta que a programação do evento conta com quatro atrações para a garotada. “Por isso, a turma de 30 crianças é dividida em quatro, para que todas participem das atividades”, assegura. No minicircuito sobre rodas, a meninada passa por três papéis diferentes no trânsito: motorista, pedestre e agente de trânsito (fiscal). Na brinquedoteca, as crianças ouvem conselhos sobre formas seguras de brincar. “Explicamos que eles não podem praticar determinadas atividades na rua ou na calçada, por falta de segurança”, conta Cátia. 

Na tenda do ateliê, o ator Ronnie Corazza, interpretando um palhaço, estimula a criançada a elaborar uma mensagem sobre trânsito por meio de desenho, texto, dobradura ou colagem. “O importante é ensinar aos estudantes o uso de diversas linguagens e símbolos para mostrar o que pensam”, diz o clown Zé. A quarta atração é distribuir as cartinhas às pessoas que passeiam pelo shopping, restaurante e outras dependências do posto de serviço da Bandeirantes. 

Cátia ressalta que o ensinamento absorvido pelo aluno repercute em sua família. “É muito comum os pais dizerem que seus filhos os alertam sobre manobras e procedimentos no trânsito, sempre que estão no carro da família ou em passeio pela rua. É sinal que aprenderam a lição e querem passá-la adianta”, frisa a coordenadora da AutoBan.

Da Agência Imprensa Oficial