Aumento de juros não afeta pequenas e médias empresas de SP

Outra novidade é o lançamento do Simulador de Financiamento

sex, 11/06/2010 - 16h32 | Do Portal do Governo

Uma boa notícia para os empreendedores de São Paulo: a Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento decidiu não acompanhar a decisão do Banco Central e não haverá aumento das taxas de juros para os financiamentos da instituição que são voltados para as pequenas e médias empresas do Estado.

Com esta medida, todos os empresários de pequenos negócios que estão em busca de novos financiamentos para compra de equipamentos, projetos de investimento capital de giro não serão afetados pela medida do Banco Central.
O diretor-presidente da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento, Milton Luiz de Melo Santos, enfatizou que esta decisão está alinhada com a preocupação do governo do estado em criar condições favoráveis para o crescimento das pequenas e médias empresas”.

Entre as linhas de crédito em operação, a Agência de Fomento Paulista disponibiliza as menores taxas do mercado para investimentos com a Linha de Financiamento ao Investimento Paulista (FIP), específica para projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico, ambientais e de eficiência energética, com taxa de juros de 0,65% ao mês, mais correção pelo IPC-Fipe, com prazo de até 60 meses, incluindo a carência (que varia de 6 a 12 meses).

Já a Linha Economia Verde tem o objetivo de financiar projetos do setor produtivo voltados para a redução da emissões de Gases de Efeito Estufa no meio ambiente, e incentivar as empresas a se adaptarem à Lei Estadual de Mudanças Climáticas. A Linha Economia Verde tem taxa de juros de 0,49% ao mês, mais correção pelo IPC-Fipe, e prazo de até 5 anos para pagamento, com até 1 ano de carência e financiamento de 100% do projeto.

Outra opção é a Linha Especial de Investimento, para empresas com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões, que podem contar com a garantia do Fundo de Aval Paulista, para financiamento de aquisição de máquinas e equipamentos, de veículos utilitários e abertura de franquias com taxa de 0,96% ao mês. Para capital de giro, os juros são também 0,96% ao mês.

Simulador de Financiamento
Os empresários dos pequenos e médios negócios de São Paulo têm outra novidade: o simulador de financiamento. A ferramenta já está disponível no novo portal www.nossacaixadesenvolvimento.com.br e vai oferecer agilidade na realização dos negócios. Por meio do simulador fica mais fácil para o empresário ter uma visão de quanto irá pagar ao solicitar recursos para sua empresa, bem como quanto aos prazos para pagamento e as opções de linhas de financiamento.

Agência de Fomento Paulista
É como um banco de desenvolvimento que atua diferente dos bancos comerciais. O atendimento é feito por meio das entidades empresariais parceiras. Neste modelo de negócios o crédito, após aprovado, é enviado diretamente para a conta do empresário de forma simples e rápida.

Da Nossa Caixa Desenvolvimento