Aumenta procura pelos canais de denúncia e informações sobre meio ambiente

Em novembro, Disque Ambiente e Ouvidoria realizaram juntos 5,5 mil atendimentos à população

sáb, 02/01/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Um ano após ser reformulado, o número de ligações ao Disque Ambiente, canal de denúncias e informações da secretaria estadual do Meio Ambiente (SMA), só aumenta. Até junho deste ano, a média de atendimentos era de 3 mil ligações por mês. Após uma campanha de divulgação, realizada durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a média subiu para 4,5 mil. Em novembro, o índice subiu para 5,1 mil ligações.

A maioria delas – 50% – é para solicitações de informações. Na sequência, vêm as denúncias por emissão de fumaça preta, responsáveis por 25% das ligações. Poluição do ar, desmatamentos, crimes contra a fauna, ruídos e emergências químicas são algumas das denúncias que o cidadão pode fazer. Para isso, basta ligar para o número 0800 11 3560, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Aém do Disque Ambiente, a secretaria conta com a Ouvidoria, um canal permanente de comunicação entre o cidadão usuário de serviços públicos e a instituição para receber reclamações, sugestões, reivindicações, elogios e denúncias.

Entre os meses de setembro e novembro a Ouvidoria dobrou o número de atendimentos: foram 256 em setembro e 515 no mês passado. Assim como o 0800 da SMA, metade da procura é para solicitar informações, principalmente sobre licenciamento ambiental e concursos públicos.

A Ouvidoria da SMA funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e atende pelos telefones (11) 3133-3479 e (11) 3133-3487, ou ainda pelo e-mail ouvidoria@ambiente.sp.gov.br 

Da Secretaria do Meio Ambiente