Aumenta o consumo de energia elétrica em São Paulo

O consumo de Junho deste ano foi de 5,8% maior do que o do mesmo mês de 2006

sex, 27/07/2007 - 17h01 | Do Portal do Governo

 

O consumo de energia elétrica no Estado de São Paulo aumentou 5,9% em junho relação ao mesmo mês de 2006. A análise do consumo nos primeiros seis meses de 2007 revela um acréscimo de 5,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saneamento e Energia.

O estado é responsável pelo maior consumo de energia do país, com 30% do total. A indústria, com 8,2%, e o comércio com 8% a mais de consumo, foram os principais responsáveis pelo atual crescimento. Os setores também apresentaram alta no consumo acumulado dos primeiros meses de 2007 em relação a 2006, por conta do bom desempenho econômico. Tanto a produção física industrial, quanto a atividade comercial, apresentaram crescimentos nos primeiros meses de 2007 quando comparados a 2006. O incremento das atividades foi de 3,4% e 11%, respectivamente.

O segmento residencial, que no acumulado apresenta acréscimo de 6%, no mês de junho teve um aumento de 2,7%.

Para a secretária Dilma Pena, os números representam um alerta. “O aumento do consumo de energia, principalmente pela indústria e pelo comércio, evidencia dois aspectos: o crescimento da economia paulista; e a preocupação com o risco de falta de energia para 2009, uma vez que ainda não se verificam medidas concretas por parte do governo federal para garantir a segurança energética”, afirmou.

Da Secretaria de Saneamento e Energia.

(FSS)