Aumenta a sobrevida de pacientes com Aids em SP

Estudo financiado pela Fapesp também identifica comunidades que demandam ações específicas

qui, 26/04/2012 - 15h32 | Do Portal do Governo

O aumento na sobrevida de pacientes com Aids está mudando o perfil dessa doença no Estado de São Paulo, segundo estudo financiado pela Fapesp e realizado por pesquisadores das Faculdades de Medicina e de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto de Saúde e da Coordenação Estadual de DST/Aids, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Dentre os principais resultados estão a redução da mortalidade por Aids em todo o Estado de São Paulo, devido à introdução do programa e a diminuição do número de casos novos a partir de 1998. Além disso, aumentou o número de pessoas vivendo com a doença no Estado nos últimos anos.

Com o estudo, foi possível identificar comunidades e segmentos populacionais, em áreas geográficas no Estado, que merecem políticas públicas e intervenções específicas. Os pesquisadores avaliaram o impacto da introdução dos antirretrovirais potentes no Estado de São Paulo desde 1996. Três indicadores epidemiológicos foram considerados: taxas de mortalidade, prevalência e de Aids.

O Painel Paulista de Indicadores de Aids, um dos resultados do projeto, permite a consulta de indicadores relativos à doença para cada um dos municípios paulistas, que foram classificados em sete grupos de acordo com o perfil epidemiológico da Aids.

Do Portal do Governo do Estado