Aulas do PEQ beneficiam 25 mil desempregados em todo o Estado

Na zona oeste, curso teve início há duas semanas e de 30 inscritos, dois já conseguiram emprego

qua, 27/08/2008 - 21h20 | Do Portal do Governo

As aulas do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) já começaram e tanto os alunos quanto os professores estão animados com mais esta iniciativa do Governo de São Paulo, realizada pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). O PEQ tem como objetivo formar profissionais capazes de suprir a demanda do mercado de trabalho e já tem alcançado as expectativas. Na unidade Tito do Senac, na zona oeste da capital paulista, as aulas tiveram início há apenas duas semanas e dos 30 inscritos, dois já conseguiram emprego.

Os que ficaram darão continuidade às 120 horas de matérias de competências gerais como, por exemplo, Português e Aritmética e, logo em seguida, terão mais 80 horas de aulas nas quais aprenderão habilidades específicas do curso de Excelência no Atendimento ao Cliente. “O mais interessante é que conseguimos que a mesma professora ministrasse os dois módulos do curso, porque assim, no decorrer das primeiras aulas ela pode inserir o conteúdo das últimas e, quando estiverem na fase final, poderão relembrar o que aprenderam, os exemplos citados em classe, entre outras atividades vistas anteriormente”, disse Eduardo Martins, responsável por coordenar o Programa nesta unidade do Senac.

Experiências

O grupo é bem heterogêneo, formado por homens e mulheres, jovens e adultos, que concluíram o ensino médio ou que não chegaram a completar o ensino fundamental. Entre os alunos está Antônio Pereira Marques Neto, que aos 66 anos de idade e aposentado, resolveu se inscrever no Programa para voltar ao mercado de trabalho. “Fico impressionado quando abro o jornal e vejo vagas e mais vagas, mas percebo que não estou qualificado para nenhuma”, desabafa ele. “Com esse curso tenho oportunidade de me qualificar, conseguir um bom emprego e pagar as minhas dívidas”, continua Neto que ganha, com a aposentadoria, um quinto do que recebia enquanto estava em atividade.

Seu Antônio tem um vasto currículo: já foi office-boy, auxiliar de escritório, auxiliar de contabilidade, auxiliar de administração de comércio, assistente administrativo, gerente de loja, gerente de produção e chefe de contabilidade. Ele conta que está adorando as aulas porque, além de se qualificar, está relembrando o que já viveu e tem aprendido coisas novas. “Atuei na área de contabilidade por 30 anos e agora vim me reciclar para mudar de profissão e ser corretor de imóveis, lidando com pessoas. As aulas estão sendo ótimas, principalmente as atividades em grupo, porque você precisa do conjunto, de várias opiniões para concluir as tarefas e ouvir o que os outros têm a dizer é muito importante”, afirma ele.

Junto com o aposentado estuda Raquel Moreira, uma jovem de 22 anos, que terminou o ensino médio em 2003 e já trabalhou como atendente, babá, doméstica e monitora escolar. “Estou em busca de um emprego melhor na área administrativa ou comercial, mas para isso preciso de um diferencial e de um preparo melhor para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho”, disse ela.

Cursos futuros

Os dois alunos fazem parte dos 180 mil desempregados que o PEQ vai beneficiar até 2010. Neste ano, o Programa beneficiará 30 mil pessoas com cursos de modelagem de confecção industrial, noções de hotelaria, gestão de comércio e serviços, entre outros. As últimas turmas do Senac serão abertas em outubro, no interior de São Paulo.

As aulas são gratuitas, presenciais e contam com a infra-estrutura de instituições de qualidade como o Senac, Senai, e o Centro Paula Souza. O material didático, elaborado pela Fundação Padre Anchieta, é composto por apostilas, DVDs, jogos em vídeo e internet. Os professores, que também participaram de um curso de capacitação para ministrar essas aulas, têm liberdade para usar o material e levar à classe outras atividades para complementar ou fixar a matéria. É o caso de Andrea Manhas, professora desta turma de Excelência no Atendimento ao Cliente que faz dinâmicas, toca músicas e pretende levar jogos de memória e ensinar algumas palavras em inglês. Afinal, tem que ter muita didática para prender a atenção dos estudantes durante cinco horas diárias, de segunda a sexta-feira.

Além do material, os alunos também recebem uma ajuda em vale-transporte e um kit-lanche, que segundo eles é muito bom porque faz com que recordem os bons tempos de merenda da escola.

Avaliação

Os estudantes serão avaliados de forma contínua, por isso não será necessário realizar uma prova final. Mas, eles devem ficar atentos quanto à presença, porque se ultrapassarem os 25% de faltas permitidas não poderão receber o certificado de conclusão do curso.

No final do ano, a FUNDAP – Fundação do Desenvolvimento Administrativo – realizará uma pesquisa de avaliação do PEQ com eles para identificar oportunidades de aprimoramento do programa e subsidiar a SERT no processo de planejamento e execução da qualificação.

Luciana Mori, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

(M.C.)