Aulas de pedagogia Univesp/Unesp começam na segunda-feira

Evento de lançamento terá transmissão ao vivo pela Univesp TV

sex, 26/02/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O dia 1º de março, próxima segunda-feira, marca o início do primeiro curso de graduação do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) para aproximadamente 1.350 alunos. A partir das 19 horas, um evento na cidade de São Paulo dará oficialmente início às aulas do curso de pedagogia semipresencial Univesp/Unesp, resultado de uma parceria entre a Secretaria do Ensino Superior e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A cerimônia será realizada no Teatro Franco Zampari – Espaço Univesp e contará com a presença dos alunos dos polos Univesp da cidade de São Paulo (Barra Funda e Ipiranga). O evento terá transmissão ao vivo pela Univesp TV (canal digital 2.2) para todos os demais  polos Univesp de ensino presencial do Estado (interior e litoral) e para todos que tiverem acesso ao canal digital aberto.

Idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Ensino Superior, o Programa Univesp chega ao dia do início efetivo de suas atividades de cursos de graduação com esta importante iniciativa em parceria com a Unesp, que é o curso semipresencial de pedagogia. Na cerimônia de abertura do curso, que é também sua aula inaugural, estarão presentes o Secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt; o reitor da Unesp, Herman Jacobus Cornelis Voorwald; a coordenadora pedagógica do curso, Ana Maria Santos da Costa Menin; e o coordenador de tecnologia do mesmo curso, Klaus Schlunzen Júnior. Está também programado um pronunciamento de abertura do ano escolar Univesp/Unesp pelo governador José Serra.

Para Carlos Vogt, o momento é de otimismo. “O dia 1º de março representa uma mudança de paradigma no ensino superior público paulista. Trata-se da primeira aula do primeiro curso de graduação da Univesp, que ousa ao ampliar vagas com o uso de tecnologias e oferece aos alunos um nível de qualidade próprio da Unesp”, afirma o secretário. A oferta de vagas de graduação na Unesp aumentou 21% com as 1.350 vagas oferecidas via Univesp – eram 6.374 vagas totais, hoje são 7.724. As vagas Univesp significam, ainda, uma expansão de 6,5% relativamente ao total de cursos de graduação das três universidades estaduais – USP, Unicamp e Unesp. Além disso, o número de vagas para pedagogia nas três universidades praticamente triplicou com o curso Univesp/Unesp, passando de 745 para 2.095.

Curso

Em polos distribuídos por 21 cidades do Estado, o curso de pedagogia semipresencial garantirá a formação superior, pública e de qualidade de aproximadamente 1.350 professores. O objetivo é contemplar docentes sem graduação, mas em exercício nas redes pública e privada de ensino. O curso tem duração de 40 meses – o que equivale a pouco mais de três anos -, com carga horária total de 3.390 horas (a mesma da graduação já oferecida na modalidade totalmente presencial). As atividades são 60% online – desenvolvidas por meio da plataforma de aprendizagem na internet -, e 40% presenciais – realizadas nos polos de atividades presenciais às segundas e quintas-feiras, das 19 às 23 horas. As aulas contam ainda com um importante material de apoio produzido pela Fundação Padre Anchieta e veiculado pelo canal digital Univesp TV, criado especialmente para o Programa Univesp.

Três bases estão contempladas na grade curricular do curso: introdução à educação, educação infantil e gestão. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são aliadas para a garantia do conteúdo pedagógico e o ambiente virtual de aprendizagem utilizará recursos da internet e da TV digital. A experiência avançada no uso de tecnologias que a Unesp já tem em cursos de especialização e extensão universitária também será aproveitada em fóruns, bate-papos, acervos digitais, vídeos, livros, textos e softwares. Antes de ser uma novidade, as tecnologias são amplamente desenvolvidas em instituições educacionais de referência internacional, entre elas a Open University (Reino Unido), a Universidade Virtual do Pays de La Loire (França), a Tele-Universidade do Québec (Canadá), a Universidade Virtual de Monterrey (México) e a própria Harvard (Estados Unidos).

A estrutura de apoio aos novos alunos contempla ainda a contratação já realizada de 54 orientadores de disciplina – nome técnico com o qual estão sendo designados os tutores. Estes profissionais trabalharão com os alunos nos polos de ensino presencial do curso de Pedagogia, localizados em 21 cidades, e na internet. Serão responsáveis por mediar aulas presenciais e de videoconferência, supervisionar, aplicar e corrigir as avaliações pedagógicas dos alunos, dar suporte às atividades didáticas virtuais, participar das atividades de capacitação e executar outras atividades estabelecidas pelo Conselho de Curso.

Vestibular

O vestibular do processo seletivo para o curso de Pedagogia semipresencial Univesp/Unesp aconteceu no dia 6 de dezembro, em uma única fase. A avaliação contou com uma prova de conhecimentos gerais (valendo 60 pontos) e uma redação dissertativa (valendo 40 pontos). Todos os resultados estão disponíveis no site da Vunesp. Ao todo, 7.987 candidatos se inscreveram para preencher as vagas oferecidas. O número é o dobro do total de candidatos aos cursos presenciais de pedagogia nas três universidades estaduais juntas (3.777). Especificamente na cidade de São Paulo, a relação de 15,81 candidatos/vaga deste vestibular é o dobro se comparada com o curso de pedagogia da USP, com 7,7 candidatos por vaga no vestibular de 2009, de acordo com os dados da Fuvest.

Programa Univesp

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criada pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas (USP, Unicamp e Unesp) e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da Univesp agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a Fapesp, a Fundap e a Imprensa Oficial.

Os cursos a serem oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas universidades que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos estudantes, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.

Da Secretaria de Ensino Superior